Governo
Veja o que o prefeito de Niterói prometeu e entregou em 100 dias
Rodrigo Neves comemorou ter batido 82% das metas

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, completou 100 dias de governo ao lado da vice, Isabel Swan, e reuniu o secretariado e presidentes de autarquias municipais, nesta sexta-feira (11), no 4º Encontro de Gestores de 2025, para realizar o balanço das entregas prioritárias traçadas no Plano de Metas. Segundo a Prefeitura, das 125 metas traçadas, 82% foram cumpridas.
A Prefeitura destacou o avanço nas ações do Plano de Revitalização do Centro da cidade, com a conclusão das obras da Avenida Rio Branco, da expansão do Bicicletário Arariboia, e a aprovação dos projetos das obras da Avenida Amaral Peixoto, Rua da Conceição e Rua Dr. Celestino.
"Quero agradecer a dedicação extraordinária de todos nesses 100 dias. Conseguimos o que a gente se propôs a fazer: colocar Niterói no rumo da prosperidade. O Centro vai ser o novo vetor de crescimento. Passei por lá e está lindo. O Arariboia agora está colocado no lugar certo, de frente para o mar, com grande destaque, e com o fundo do prédio histórico dos Correios”, destacou o prefeito.
Durante o 4º Encontro de Gestores, Rodrigo Neves sancionou o Programa de Aluguel para Estudantes, que incentiva a moradia de universitários.
Rolezinhos na mira
Na área de Segurança, o destaque foi para as ações integradas entre a Prefeitura e as forças de segurança para coibir "rolezinhos” de motos, com resultados imediatos para a população. Nenhum encontro desse tipo aconteceu na cidade após a intensificação das ações da Prefeitura.
Em relação às motos barulhentas, as ações da NitTrans, com apoio da Polícia Militar, têm cumprido o caráter educativo desestimulando um número crescente de motociclistas a circularem com canos de descarga adulterados.
Em Mobilidade, o prefeito Rodrigo Neves assinou um decreto que vai diminuir a tarifa do Niterói Rotativo em 20%, indo de R$ 5 para R$ 4 – a cada 2 horas – a partir do dia 1° de maio. Foram também inauguradas as pontes ligando os bairros de Santa Bárbara e Matapaca.
Entre outras entregas estão a ampliação da redução da tarifa das barcas que fazem o trajeto Charitas-Praça XV, a criação do Conselho Municipal de Direitos Humanos e o reajuste do Auxílio Social para mulheres em situação de violência para 1 salário-mínimo.
Foram lançados dois editais de concurso público, um para a Niterói Previdência (NITPREV) e outro para a Empresa de Infraestrutura e Obras (ION). O concurso da NITPREV conta com 25 vagas imediatas e a formação de um cadastro reserva com 44 vagas. Já o concurso da ION conta com 58 vagas imediatas para diversas formações, entre ensino superior e ensino médio.
"As publicações desses editais demonstram o compromisso da atual gestão com a transparência e a integridade interna da Prefeitura. A nossa gestão foi a que mais fez concursos na história de Niterói”, reforçou Rodrigo Neves.
As metas
O Plano de Metas de 100 Dias estabeleceu objetivos para os primeiros meses de governo. Grande parte dessas ações já foi concluída, e as demais serão entregues nos próximos meses. Em maio, a Prefeitura dará início ao Plano de Metas Anual de 2025.
"A gente tem tudo para dar mais um salto administrativo. Em maio, vamos lançar o Plano Estratégico Niterói Que Queremos 2050, criar o Conselho da Cidade e vamos iniciar um debate com a população para definir os objetivos para Niterói", disse Rodrigo Neves.
A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Isadora Modesto, falou sobre o cumprimento das entregas previstas no Plano de Metas de 100 Dias.
“Alcançar mais de 80% das metas estabelecidas no Plano de 100 Dias representa a consolidação de um trabalho conjunto de toda a Prefeitura, com esforços concentrados em garantir entregas para a população que atendam às reais necessidades da cidade já nesses primeiros 100 dias de gestão. Seguiremos focados na execução do Plano de Metas deste ano”, concluiu Isadora Modesto.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!