Logo Enfoco


    Encontro

    Rio pode ganhar mais um feriado; entenda

    Votação na Câmara ocorreu nesta terça (8)

    Publicado 08/04/2025 às 18:07 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Projeto precisa passar por uma segunda discussão antes de seguir para sanção do prefeito
    Projeto precisa passar por uma segunda discussão antes de seguir para sanção do prefeito |  Foto: Divulgação / Câmara Municipal do Rio

    A Câmara de Vereadores do Rio aprovou nesta terça-feira (8), em primeira votação, o projeto de lei que cria um feriado municipal no dia 7 de julho, uma segunda-feira, por causa da cúpula dos Brics na cidade. Caso seja aprovado em definitivo, o feriado vai valer só em 2025.

    O texto foi enviado pela prefeitura no início de fevereiro e trata da reunião de chefes de Estado do bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro está previsto para começar 6 de de julho, um domingo, mas como cai no fim de semana, o projeto propõe feriado apenas no dia seguinte.

    A ideia, segundo a justificativa do projeto, é facilitar a circulação das delegações internacionais que vão participar da cúpula. O prefeito Eduardo Paes (PSD) lembrou que, no ano passado, durante o G20, a cidade também decretou feriados com o mesmo objetivo, ajudando nas operações de segurança e bloqueios de vias.

    Mesmo com o feriado, algumas atividades vão funcionar normalmente, de acordo com o texto. Ficam fora da folga setores como o comércio de rua, hotéis, centros comerciais, shoppings, indústrias nas zonas Norte e Oeste, padarias e empresas jornalísticas.

    A votação aconteceu em regime de urgência e precisa passar por uma segunda discussão antes de seguir para sanção do prefeito. A expectativa dos vereadores é que todo o processo termine ainda esta semana.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Criminosos instalam portões para impedir entrada da polícia em favela

    Próximo artigo
    >

    Vasco encara time venezuelano em duelo decisivo na Sul-Americana

    Relacionados em Política