Encontro
Rio pode ganhar mais um feriado; entenda
Votação na Câmara ocorreu nesta terça (8)

A Câmara de Vereadores do Rio aprovou nesta terça-feira (8), em primeira votação, o projeto de lei que cria um feriado municipal no dia 7 de julho, uma segunda-feira, por causa da cúpula dos Brics na cidade. Caso seja aprovado em definitivo, o feriado vai valer só em 2025.
O texto foi enviado pela prefeitura no início de fevereiro e trata da reunião de chefes de Estado do bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro está previsto para começar 6 de de julho, um domingo, mas como cai no fim de semana, o projeto propõe feriado apenas no dia seguinte.
A ideia, segundo a justificativa do projeto, é facilitar a circulação das delegações internacionais que vão participar da cúpula. O prefeito Eduardo Paes (PSD) lembrou que, no ano passado, durante o G20, a cidade também decretou feriados com o mesmo objetivo, ajudando nas operações de segurança e bloqueios de vias.
Mesmo com o feriado, algumas atividades vão funcionar normalmente, de acordo com o texto. Ficam fora da folga setores como o comércio de rua, hotéis, centros comerciais, shoppings, indústrias nas zonas Norte e Oeste, padarias e empresas jornalísticas.
A votação aconteceu em regime de urgência e precisa passar por uma segunda discussão antes de seguir para sanção do prefeito. A expectativa dos vereadores é que todo o processo termine ainda esta semana.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!