Polêmica
Veja o novo 'endereço' da Estátua de Arariboia, em Niterói
Símbolo da cidade está de frente para a Baía de Guanabara

A transferência da estátua de Arariboia, um dos mais importantes símbolos históricos de Niterói, está gerando debate entre moradores, ciclistas e frequentadores da Praça Arariboia, no Centro da cidade. A estátua, que há décadas ocupava um ponto em frente à estação das barcas, foi realocada a cerca de 100 metros adiante, ainda na Avenida Visconde do Rio Branco, para dar espaço à construção de uma nova ciclovia.
Apesar da curta distância, o impacto foi sentido por quem está acostumado com o cotidiano da região. A administradora Rebeca Veloso, que passa pelo local todos os dias, conta que se assustou ao ver a estátua em novo endereço.
“O foco, o sentido histórico da estátua, sempre ficou ali naquele local. Acho que, mesmo não afetando diretamente a população, era um marco. Era um local que as pessoas já conheciam pela estátua, até porque era um ponto de transição em frente às barcas. Então a gente acaba se assustando um pouco com essa mudança”, disse.
A nova posição, porém, garante à estátua uma vista mais aberta para a Baía de Guanabara, o que, segundo a prefeitura, valoriza a figura do líder indígena e torna o monumento mais visível e simbólico.
Mesmo assim, a decisão da prefeitura em realocar a escultura sem uma consulta pública foi alvo de críticas, principalmente por parte de ciclistas, que em tese seriam os principais beneficiados com a implantação da ciclovia.
“No primeiro momento eu acho que deveria ter tido uma pesquisa com a população. Um prefeito não pode simplesmente decidir o que é melhor em algo tão antigo no centro da cidade, e tão marcante, um ponto de encontro, saída das barcas. Acho que deveria ter chamado a população para discutir o assunto”, opinou o ciclista William Rodrigues.
Outros, no entanto, receberam a mudança com curiosidade e certa empolgação. O vendedor Alexandre Muniz contou que estava acompanhando as notícias sobre a mudança e aproveitou o caminho para o trabalho para registrar o novo local da estátua.

“Eu já sabia que iriam mudar a estátua de lugar, só não sabia exatamente onde que tava. Até que ficou bom, ficou bem de vista para o mar”, afirmou.
Outras mudanças
A estátua de Araribóia estava no mesmo local desde 1995, na altura da Rua da Conceição. Antes disso, ficava na altura da Avenida Amaral Peixoto. O monumento permaneceu por lá por 22 anos.
História
A imagem homenageia o líder da tribo Temiminó, que fundou Niterói em 1573, após ajudar os portugueses a expulsar os franceses do Rio de Janeiro. A estátua de Arariboia observando a Baía de Guanabara é um dos maiores ícones visuais da cidade, e qualquer alteração em sua posição carrega inevitavelmente um peso simbólico.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!