Protetor
Estátua de Arariboia, fundador de Niterói, muda de lugar; saiba o motivo
Prefeitura fez a mudança na manhã desta segunda (10)
A estátua de Arariboia, erguida em homenagem ao líder indígena fundador de Niterói, mudou de lugar no Centro. A alteração de 'endereço' causou burburinho entre os moradores da cidade.
De acordo com a Prefeitura de Niterói, a estátua foi reposicionada para voltar a olhar em direção ao mar. O governo municipal afirma que a mudança reforça a missão simbólica da estátua como guardiã e protetora da cidade.
A ação integra o projeto de revitalização da Avenida Rio Branco, que está passando por uma reestruturação completa. As melhorias incluem novo passeio público, iluminação em LED, ciclovia, novos pontos de ônibus e uma estação do sistema NitBike, entre outras intervenções.
Nas imagens que circulam nas redes, é possível ver a escultura sendo retirada com auxílio de um caminhão. A movimentação gerou reações entre os moradores, que passaram a comentar o assunto, inclusive mencionando histórias antigas sobre a preocupação com a mudança de posição da estátua.
"Vai dar ruim! Os antigos dizem que, quando viraram ele, o mar invadiu Niterói", comentou um internauta.
"Não mexam com o nosso Arariboia", postou outro.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!