Domingo de Ramos
Resgate da fé: missa volta à capela do antigo batalhão florestal de SG
Procissão sairá de lá com destino à Igreja de Sant'Ana

Após uma década de atividades paralisadas, a Capela Histórica de Sant’Ana, localizada no Complexo do Comando de Polícia Ambiental (Novo CPAM), volta com tudo, às 7h da manhã, do próximo dia 13, Domingo de Ramos, com a tradicional missa e uma procissão seguindo até a Igreja Sant'Ana, localizada na Rua Sá Carneiro, 33, no bairro Colubandê.
O novo padre da tradicional Igreja Sant’Ana, Fábio Júnior, vindo de Minas Gerais, realizou uma visita institucional ao local, com o objetivo de fortalecer os laços entre a paróquia e as autoridades locais, além de articular o retorno das emblemáticas procissões de Ramos, encenação da Via-Sacra e missas — tradição religiosa profundamente enraizada na cultura local, no espaço que era sediado pelo Batalhão de Polícia Ambiental.
A visita também marcou o início de uma série de ações voltadas à valorização do patrimônio histórico-cultural da região, especialmente da Capela de Sant’Ana, datada do século XVIII. Considerada um marco da arquitetura colonial brasileira e parte viva da história do Brasil, a capela representa não apenas um ponto de fé, mas também um importante símbolo da memória coletiva da população fluminense.

Durante o encontro, o novo padre foi recebido pelos comandantes e agentes do CPAM, com os quais discutiu medidas de apoio logístico e de segurança para a realização das missas e outras atividades religiosas, previstas para os próximos meses.
As celebrações haviam sido interrompidas nos últimos anos e agora, com o apoio da comunidade e restauração do espaço, devem retornar com força total, resgatando a fé e a cultura do povo de Colubandê.
Essa parceria é fundamental para devolver à comunidade não apenas um momento de fé, mas também de reconexão com suas raízes e sua identidade histórica
A Igreja de Sant’Ana faz parte da Paróquia São Pedro de Alcântara, desde 1965 e o CPAM está retornando suas atividades, depois de mais de 10 anos de abandono. Um compromisso foi firmado para seguimento do diálogo e apoio mútuo para ações que fortaleçam a cultura, a segurança e a fé na região.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!