Saúde
Bolsonaro passa mal e vai de helicóptero para hospital
Ex-presidente teve que cancelar os compromissos
O ex-presidente Jair Bolsonaro passou mal enquanto estava na cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, e precisou ser levado a um hospital local na manhã desta sexta-feira (11). Devido ao agravamento de seu quadro, ele foi transferido de emergência para Natal, em um helicóptero disponibilizado pela governadora do estado, Fátima Bezerra (PT).
Bolsonaro sentiu fortes dores na região abdominal, relacionadas ao atentado de 2018, quando foi esfaqueado. De acordo com pessoas próximas ao ex-presidente, ele não teve uma boa noite de sono e começou a se sentir mal por volta das 5h da manhã.
Bolsonaro desembarcou em Natal na madrugada desta sexta-feira para dar início a uma série de visitas pelo Rio Grande do Norte, como parte da chamada "Rota 22", uma alusão ao número do Partido Liberal (PL), sua legenda. A agenda previa paradas em três municípios do estado.
O ex-presidente chegou a comparecer ao primeiro compromisso de sua agenda, mas o mal-estar piorou logo depois. O ex-ministro Gilson Machado, que o acompanhava, relatou que Bolsonaro insistiu em ir ao evento inicial, apesar dos sintomas já evidentes. Machado entrou em contato com o médico de Bolsonaro nas primeiras horas da manhã para buscar mais informações. O quadro de mal-estar se intensificou entre o primeiro e o segundo compromisso do dia.
Durante a transferência para Natal, foi informado que Bolsonaro cancelou todos os compromissos programados para o dia. Ele deve passar por um procedimento de lavagem intestinal em um hospital da capital.
Fontes próximas ao ex-presidente indicaram que ele estava com a barriga inchada e relatou dores intensas quando foi atendido no hospital de Santa Cruz. Seu filho, Carlos Bolsonaro, confirmou as dores abdominais e acrescentou que, apesar do desconforto, o pai tentou cumprir sua agenda.
“Ele iniciou as atividades, mas não conseguiu suportar as dores e foi levado ao hospital de Santa Cruz, onde foi diagnosticado com reflexos de aderências, sequelas do atentado. Ele foi sedado para exames”, escreveu Carlos em seu perfil no X (antigo Twitter). Ele ainda afirmou que Bolsonaro “está acordado e lúcido”.
O deputado federal Zucco (PL-RS), líder da oposição na Câmara, informou que conversou com o ex-presidente por telefone e publicou em suas redes sociais que Bolsonaro “já está estabilizado”. “O quadro é positivo. Ele provavelmente será internado, mas já apresenta melhora em relação ao mal-estar que sentiu”, declarou o parlamentar.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!