Na mira
Prefeito tiktoker é alvo de operação e manda recado: 'Não tenho medo'
Rodrigo Manga anunciou sua pré-candidatura à presidência

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido por seus vídeos sobre projetos na cidade e pelo apelido de 'prefeito tiktoker', é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) denominada 'Copia e Cola', realizada na manhã desta quinta-feira (10).
A operação ocorre em 12 cidades contra um grupo suspeito de desviar recursos públicos da Saúde. Manga utilizou suas redes sociais para enviar um recado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão na residência do prefeito, localizada no interior de São Paulo. A PF também realiza buscas e apreensões na sede da Prefeitura de Sorocaba, na Secretaria de Saúde, na casa do ex-secretário de Administração e no diretório do Republicanos na cidade.
Na semana passada, Manga anunciou sua intenção de se candidatar à presidência nas eleições de 2026, caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decida disputar a reeleição em São Paulo.
Rodrigo Manga utilizou suas redes sociais para publicar um vídeo sobre o caso. No Instagram, ele disparou:
"Foi só eu lançar a minha pré-candidatura à presidência da República que mandaram a Polícia Federal aqui em casa por causa de uma denúncia, e acharam algumas coisas aqui: bolo de cenoura, Nutella e um Pokémon que o meu filho tanto ama. Eu vou intensificar minha candidatura agora, eu não tenho medo de você, presidente Lula, e de nenhuma autoridade que está incomodada com a nossa ascensão."
O vídeo já soma mais de 1 milhão de visualizações e mais de 100 mil curtidas.
Investigação
A investigação teve início em 2022, após surgirem suspeitas de fraudes relacionadas à contratação de uma Organização Social (OS) para gerenciar, operacionalizar e realizar serviços de saúde em Sorocaba. Além disso, foram identificados indícios de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e transações imobiliárias.
Mais de 100 agentes federais estão cumprindo 28 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional da 3ª Região, nas cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, todas no estado de São Paulo, além de um mandado na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.
Também foi determinado o sequestro de bens e valores que podem alcançar até R$ 20 milhões, além da proibição da Organização Social (OS) investigada de firmar contratos com o poder público.
Até as 9h, a PF já havia apreendido dinheiro em cofres e caixas de papelão nas residências dos alvos. O valor total apreendido ainda não foi calculado.
Além disso, um veículo de luxo da marca Porsche, avaliado em R$ 700 mil, foi confiscado.
Os investigados poderão ser responsabilizados por crimes como corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, peculato, contratação ilegal e frustração de licitação, dependendo de suas condutas específicas.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!