Tragédia
Queda de helicóptero mata família inteira e piloto; vídeo
Vítimas faziam passeio turístico e registraram fotos
Cinco integrantes de uma mesma família e um piloto, morreram na queda de um helicóptero nas águas do rio Hudson, em Nova York, na tarde desta quinta-feira (10). De acordo com as autoridades, a aeronave, que realizava um passeio turístico, transportava turistas espanhóis. Antes da decolagem, a família havia registrado diversas fotos dentro do helicóptero.
O acidente ocorreu por volta das 15h15 (16h15 no horário de Brasília). Entre as vítimas estavam o executivo da Siemens, Agustín Escobar, sua esposa, os três filhos — com idades entre quatro e onze anos — e o piloto, de 36 anos.
As imagens feitas pela família não estão mais disponíveis no site da empresa responsável pelo voo. Essas fotos costumam ser comercializadas após os passeios, por US$ 25, e incluem marca d’água.
Nas redes sociais, Escobar afirmava ter mais de 27 anos de atuação na Siemens. Ele já havia presidido a companhia na Espanha e, desde outubro de 2024, exercia o cargo de CEO global da divisão de Infraestrutura Ferroviária da Siemens Mobility.
Segundo testemunhas ouvidas pelo jornal The New York Post, o helicóptero modelo Bell 206 partiu-se ao meio e um forte estrondo foi ouvido no momento do impacto com a água. Os destroços ficaram à deriva nas margens do rio, nas proximidades das saídas de ventilação do Túnel Holland, em Nova Jersey.
Dados do site de monitoramento FlightRadar24 indicam que o helicóptero permaneceu cerca de 16 minutos em voo. A aeronave decolou do sul de Manhattan, sobrevoou a Estátua da Liberdade, seguiu em direção à Ponte George Washington — mantendo uma altitude aproximada de 300 metros — e, então, fez uma curva ao sul, vindo a cair próximo à costa de Nova Jersey.
A Guarda Costeira suspendeu o tráfego de embarcações na área e integrou a operação de resgate, junto a outras agências. A Administração Federal de Aviação (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) já iniciaram investigações sobre o acidente.
O prefeito de Nova York, Eric Adams, confirmou que o helicóptero transportava turistas espanhóis e partiu de um heliponto da cidade. Todos os corpos foram localizados e retirados da água por equipes de mergulhadores.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram a aeronave quase totalmente submersa e virada de cabeça para baixo. No momento da queda, a temperatura local estava abaixo dos 10 °C.
A aeronave pertencia à empresa New York Helicopters. Em 2013, um helicóptero da mesma companhia precisou realizar um pouso de emergência no rio Hudson após perda de potência. Na ocasião, o piloto e uma família de turistas suecos escaparam ilesos.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!