Investigação
Órgãos com HIV: último foragido é preso em aeroporto do Rio
Biólogo foi preso assim que desembarcou no Galeão
O biólogo Cleber de Oliveira dos Santos, técnico de laboratório, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta quarta-feira (16) no Aeroporto do Galeão, no Rio. Ele estava foragido desde segunda-feira (14), quando teve sua prisão decretada.
As investigações apontam que Cleber teria liberado órgãos contaminados com HIV, resultando na infecção de seis pacientes transplantados. A Polícia Civil continua apurando as responsabilidades pelos erros cometidos nos exames realizados no laboratório PCS Lab Saleme, que foi contratado pela Central Estadual de Transplantes.
Cleber era o último dos envolvidos a ser localizado. Ele foi detido ao desembarcar de um voo proveniente de João Pessoa, na Paraíba, por volta das 15h50. Segundo seu advogado, o biólogo estava em férias no Nordeste quando a operação policial foi deflagrada e não teria conseguido se apresentar antes às autoridades.
Outro técnico do laboratório e um dos sócios do PCS Lab Saleme já haviam sido presos anteriormente. Na terça-feira (15), Jacqueline Iris Bacellar de Assis, outra técnica cujo nome consta em laudos de órgãos infectados, também se entregou à polícia.
Os investigados enfrentam acusações que incluem crimes contra as relações de consumo, associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e infração sanitária.
Relembre o caso
Seis pacientes transplantados contraíram o vírus HIV após falha nos exames de análise clínica de órgãos de dois doadores portadores da doença.
Os testes foram realizados pelo laboratório de Patologia Clínica Doutor Saleme - PSC de Nova Iguaçu/RJ, contratado pela Fundação Saúde para realizar a testagem nas amostras de sangue dos doadores.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!