Segurança
Novo batalhão da PM em São Gonçalo será entregue em dezembro
1° BPM de Neves vai funcionar nas instalações do antigo 3° BI

São Gonçalo vai ganhar mais batalhão de polícia militar até dezembro deste ano. A novidade foi anunciada pelo próprio comandante que vai assumir a nova unidade, o tenente-coronel Eduardo Monteiro, durante a troca de comando do 4° Comando de Policiamento de Área (4° CPA), em Niterói, na tarde desta quarta-feira (20).
"Estamos em fase de logística para montar o batalhão e inaugurar até dezembro. Vamos ter uma reunião esta semana Quartel-Geral da PM para traçar toda a estratégia", disse o tenente-coronel que entrega o comando do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe) nesta sexta (22).
Antes, o tenente-coronel Monteiro atuou por 12 anos no Bope, inclusive sendo subcomandante por cinco anos.
Em relação ao efetivo, o comandante do batalhão de Neves não soube precisar o número, mas informou que os novos soldados em formação devem ser aproveitados na nova unidade.
O 1° BPM de Neves vai funcionar nas instalações do antigo 3° BI e ficará responsável pelas regiões que integram as 72ª e 73ª Circunscrições Integradas de Segurança Pública (CISP). Já o atual 7º BPM passará a cuidar apenas das 74ª e 75ª CISP.
Esse será o segundo batalhão do município da Região Metropolitana do Rio, que conta com a segunda maior população do estado.
Troca de Comando

O encontro entre autoridades da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro foi marcado pela troca de comando do 4°CPA, responsável pelo 12° BPM (Niterói), 7° BPM (São Goncalo) e 35° BPM (Itaboraí). Para o comando assume o coronel Luiz Octávio Lopes, no lugar do também coronel Sylvio Guerra, que vai assumir a Subsecretaria de Comando e Controle da Polícia Militar.
"Vamos procurar manter a qualidade dos serviços do Estado, a comunicação com a sociedade em tempo real e fazer as visitas para se ambientar e adotar as medidas necessárias", disse o novo comandante do 4° CPA.
O tenente-coronel Luiz Octávio ingressou na Polícia Militar em 1990, comandou o 6° CPA (Campos dos Goytacazes) e diversos batalhões, entre eles o Batalhão de Vias Especiais, 6° BPM (Tijuca), 23° BPM (Leblon) e 4° BPM (São Cristóvão).
A cerimônia foi prestigiada pelo ex-comandante geral da PM, Wilton Ribeiro, o veredor Renato Cariello, entre outras autoridades.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!