Decreto
Seis bairros do Rio terão limites alterados; veja quais são
Zona Norte é a única região afetada pelas mudanças
A cidade do Rio de Janeiro passou a contar com novos limites territoriais para seis bairros. O decreto, assinado pelo prefeito Eduardo Paes, foi publicado no Diário Oficial da cidade nesta quarta-feira (27).
A medida, que regulamenta a Lei nº 8.545 de 2024, de autoria da vereadora Rosa Fernandes (PSD), altera as fronteiras dos bairros Vista Alegre, Irajá, Vila da Penha, Brás de Pina, Cordovil e Parada de Lucas, todos localizados na Zona Norte da cidade.
Segundo a Prefeitura, a mudança tem como objetivo otimizar a gestão territorial da cidade, facilitando o acesso aos serviços públicos e a organização dos bairros para uma melhor infraestrutura e qualidade de vida para os moradores.
O que muda em cada bairro?
1. Brás de Pina
O novo limite de Brás de Pina começa no entroncamento da Avenida Schultz Wenk com a Avenida Brasil. A partir daí, a fronteira segue por várias ruas e avenidas, como a Rua Tiboím e a Avenida Arapogi. O limite passa por diversos pontos, como o Ramal Leopoldina da RFFSA e a Rua Rosário Fusco.
O bairro também inclui a Rua Bento Cardoso, a Rua Irapuá e a Rua Butuí, e segue até a Estrada do Quitungo, passando pela Avenida Meriti e a Linha de Transmissão Meriti-Triagem. O limite percorre ainda o Rio Irajá, cruzando ruas como a Rua Engenheiro Francelino Mota, até retornar ao ponto inicial, delimitando de forma mais precisa o bairro de Brás de Pina.
2. Irajá
A delimitação de Irajá começa na Rua Samin com a Avenida Monsenhor Félix, seguindo por esta e outras ruas, como a Rua José Borges e a Estrada Pedro Borges de Freitas. A linha se estende até a Avenida Brasil, cruzando ruas como Canudos e Bellini, e segue até a Linha de Transmissão Paraíba-Cascadura, perto do Rio Acari.
A fronteira continua até a Rodovia Presidente Dutra, e a partir daí, segue por vários pontos, como o Trevo das Margaridas e a Estrada da Água Grande.
O limite avança também pela Avenida Braz de Pina e o Rio Irajá, até a Rua Engenheiro Lafayette Stockler e outras vias. O limite segue pelas ruas até o Morro do Sapê, onde termina em um ponto alto, indo até o início da Rua Freire Cardoso, fechando o limite do bairro.
3. Vila da Penha
A nova fronteira de Vila da Penha começa no encontro da Rua Tessália com a Rua Flamínia e segue até a Rua Alice Tibiriçá. De lá, passa pela Rua Antônio Braune, a Avenida Vicente de Carvalho e a Praça Aquidauana, avançando até a Avenida Meriti e a Rua Galvani.
O limite vai até outras ruas, como Tejupá, Volta e Coronel Artur Pereira, e segue até a Rua Pascal. A delimitação continua por outras ruas e avenidas, como a Rua Mupiá e Eimã, até a Avenida Pastor Miranda Pinto e a Estrada Padre Roser.
A linha avança pelo Rio Irajá, pela Avenida Meriti, e encerra na Rua Tessália, onde o percurso se fecha.
4. Vista Alegre
O limite de Vista Alegre começa na Linha de Transmissão Meriti-Triagem, próximo à Estrada da Água Grande, e segue até a Avenida Braz de Pina. A linha continua até o Rio Irajá e segue por seu leito até a Avenida Meriti, passando pela Praça São João Berchmans.
O limite segue também pela Avenida Brasil e termina na Linha de Transmissão Meriti-Triagem, completando o percurso.
5. Cordovil
A delimitação de Cordovil inicia na foz do Canal do Rio Irajá, na Baía de Guanabara, e segue pelo leito do rio até a Avenida Brasil. A linha avança pela Avenida Schultz Wenk e a Avenida Antenor Navarro, passando por ruas como a Rua Patu, Rua Japegoá e outras.
O limite segue até a Rua Oliveira Melo e a Estrada do Quitungo, até alcançar a Linha de Transmissão Meriti-Triagem. A linha percorre também o Rio Irajá, passa por várias ruas até o Ramal Leopoldina da RFFSA e segue por várias vias até a Avenida das Missões e a divisa com o município. O limite termina na Baía de Guanabara, fechando o perímetro de Cordovil.
6. Parada de Lucas
A fronteira de Parada de Lucas começa na confluência do Rio São João de Meriti com a Avenida das Missões. De lá, segue pela Avenida Brasil, até a Rua Ministro Pinto da Luz e a Rua Marechal Setembrino. O limite passa por ruas como a Rua Caruná e segue até o Ramal Leopoldina da RFFSA.
A linha continua por outras ruas como a Rua Joaquim Rodrigues e a Rua Craveiro de Sá, até alcançar a Praça São João Berchmans e a Avenida Meriti.
O limite avança até o Ramal Leopoldina novamente e segue até o Rio São João de Meriti, que define a divisa do município. A linha percorre o leito do rio até a Baía de Guanabara, onde o limite se fecha.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!