Logo Enfoco


    No escuro

    Apagão da madrugada: 19 cidades na área da Enel foram afetadas

    Aneel informou que cobrou explicações das empresas envolvidas

    Publicado 14/10/2025 às 18:27 | Autor: André Silva
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    De acordo com a Enel, o desligamento foi provocado pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga
    De acordo com a Enel, o desligamento foi provocado pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga |  Foto: Divulgação / Agência Brasil / Rovena Rosa

    Um apagão atingiu 19 municípios da área de concessão da Enel Rio na madrugada desta terça-feira (14), após uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN). A interrupção, registrada às 0h32, deixou cerca de 280 mil clientes sem energia por quase uma hora. O fornecimento foi restabelecido por volta de 1h22, segundo a concessionária.

    De acordo com a Enel, "o desligamento foi provocado pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), um procedimento automático de segurança operado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O mecanismo é acionado quando o sistema detecta uma ocorrência grave que pode comprometer o equilíbrio da rede elétrica".

    Entre as cidades fluminenses afetadas estão Angra dos Reis, Araruama, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Guapimirim, Iguaba, Italva, Itaperuna, Macaé, Magé, Mangaratiba, Maricá, Niterói, Petrópolis, Rio Bonito, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia e Sumidouro.

    Incêndio

    O apagão, que também atingiu outras regiões do país, foi causado por um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, segundo o Ministério de Minas e Energia. A falha levou ao desligamento de toda a estrutura de 500 kV e afetou temporariamente o fornecimento em estados como São Paulo, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina.

    No Rio de Janeiro, cerca de 720 mil clientes foram impactados, somando as áreas atendidas pela Enel e pela Light. A interrupção afetou principalmente bairros das zonas Norte e Oeste da capital e municípios da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana.

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que cobrou explicações das empresas envolvidas e enviou equipes de fiscalização ao local do incêndio no Paraná. Em nota, o órgão afirmou que irá instaurar processos para apurar responsabilidades.

    Segundo o ONS, "a recomposição da energia foi concluída gradualmente, com o fornecimento restabelecido em até 1h30 nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, e em até 2h30 na região Sul".

    Tags

    André Silva

    André Silva

    Jornalista

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Após reparos, barcas interditadas pela Marinha voltam a operar

    Relacionados em Rio