Reflexão
Mostra artística reúne idosos em Niterói; veja programação
Evento vai reunir médicos e outros profissionais

Um centro de acolhimento para idosos, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, completa três anos em agosto com dois eventos abertos ao público que valorizam atividades para corpo e mente de pessoas com mais de 60 anos.
A roda de conversa “Quando falta paciência, o que fazer?”, no dia 27 de agosto, das 14h às 16h, vai reunir médicos e outros profissionais especializados para falar sobre cuidado e acolhimento nessa faixa etária.
E a exposição “Envelhecer: a arte da vida” apresentará trabalhos artísticos diversos, de pintura a artesanato, produzidos por frequentadores do espaço e ficará aberta de 25 a 29 de agosto, das 8h às 17h.
Com três andares, amplo jardim, sala de jogos e transporte exclusivo, o local funciona das 7h às 19h como um day care, oferecendo atividades com segurança e acompanhamento profissional. Ao final do dia, os idosos retornam para casa, mantendo o convívio familiar.

As atividades incluem dança, ginástica, yoga, arteterapia, pilates, fisioterapia, pintura, jogos e passeios, sempre supervisionadas por equipe formada por fisioterapeutas, gerontólogas, músicos, educadores físicos, psicólogas, artesãs e cuidadores especializados no atendimento à pessoa idosa. O Centro Dia Maria Cândida Araújo também oferece alimentação balanceada durante o período de permanência.
A roda de conversa será conduzida por Mariana Olimecha, neuropsicóloga, responsável pelo Instituto de Neuropsicologia Mariana Olimecha (IDNP), Nalita Mugayar, médica, especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, e Susan Araujo, sócia-administradora do Centro Dia e pós-graduanda em Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Para fechar o encontro, Marcio Dias, professor aposentado da faculdade de Medicina da UFF e doutor em Ciências Médicas, vai falar sobre sua especialidade, a acupuntura neurofuncional, e os benefícios para a saúde que vão além do tratamento da dor.
A proposta do local é proporcionar aos idosos qualidade de vida e rotina ativa, ao mesmo tempo em que tranquiliza as famílias com um cuidado seguro, acolhedor e com acompanhamento constante.
“Além do convívio social, que é essencial, as pessoas fazem amigos e têm, muitas vezes, a sensação de pertencimento por compartilharem histórias semelhantes à faixa etária”, completa a sócia Susan.
Serviço
Roda de conversa “Quando falta paciência, o que fazer?”
Data e horário: 27 de agosto, das 14h às 16h.
Exposição “Envelhecer: a arte da vida” – de 25 a 29 de agosto, das 8h às 17h.
O espaço fica na Rua Castilho França, 40, em Icaraí, Niterói.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!