Natureza
Gavião ferido é resgatado em Niterói
Ave foi encontrada por morador no Largo da Batalha

A Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói resgatou, nesta terça-feira (19), um gavião-de-cauda-curta ferido no bairro Largo da Batalha, na Zona Sul da cidade. O animal foi localizado por um morador, que percebeu que a ave estava no chão e não conseguia voar.
De acordo com a Guarda, a solicitação foi feita por meio do telefone 153, que funciona no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). A equipe de resgate foi acionada e encontrou o gavião com ferimento visível em uma das asas. A ave recebeu os primeiros cuidados ainda no local e foi encaminhada a um centro veterinário especializado para avaliação e tratamento.
Após a recuperação, o animal será devolvido ao ambiente natural. O gavião-de-cauda-curta (nome científico Buteo brachyurus) é uma espécie de rapinante nativa do Brasil e comum em áreas de mata e campos abertos, mas também pode ser avistada em áreas urbanizadas.
Segundo a Guarda Municipal, casos como este são comuns na cidade, especialmente em períodos mais quentes, quando a fauna silvestre tende a se deslocar em busca de alimento ou abrigo.
A Coordenadoria de Meio Ambiente é responsável por realizar o manejo e a triagem inicial de animais silvestres resgatados, encaminhando-os posteriormente para tratamento, quando necessário.
A orientação aos moradores é para não tentar tocar ou capturar animais feridos, a fim de evitar acidentes. O ideal é acionar as autoridades pelo número 153.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!