Denúncia
Flagrante! Carros usam ciclovia de Niterói e colocam vidas em risco
ENFOCO constatou a prática em famosa rua do Ingá
A imprudência no trânsito tem sido motivo de preocupação entre ciclistas que trafegam pelo bairro Ingá, na Zona Sul de Niterói. Denúncias relatam que carros invadem a ciclovia na Rua Tiradentes, nas proximidades de um mercado. ENFOCO esteve no local na manhã desta quinta-feira (10) e constatou a prática proibida.
Relatos apontam que, sem fiscalização, motoristas têm utilizado a ciclovia como via de trânsito, colocando em risco a segurança de ciclistas que utilizam o espaço diariamente. Segundo uma das denúncias, uma criança quase foi atropelada.
Na manhã desta quinta-feira, a equipe de reportagem flagrou veículos dividindo espaço com ciclistas para acessar o posto de gasolina situado na região. Alguns chegam até a estacionar na ciclovia.
Durante a observação, uma dupla que transitava de bicicleta pelo local teve a passagem bloqueada por um dos veículos que acessou a área.
“Diariamente presencio a condução imprudente de motoristas que colocam a própria pressa à frente da vida dos outros. Uma criança quase foi atropelada”, relatou um morador da região.
Ainda de acordo com as denúncias, os casos de imprudência, embora frequentes, não costumam durar muito tempo. Por isso, uma das opções para coibir a prática seria a fiscalização contínua da região.
“Os veículos invadem a ciclovia e vão embora rapidamente, não há tempo de acionar o CISP. É necessário que haja fiscalização permanente no local para coibir isso”, pede a denúncia.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Niterói informou, através da Nittrans, que a "fiscalização de trânsito ocorre diuturnamente em todas as regiões da cidade, com agentes de trânsito nas ruas e também por meio das câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional".
A Prefeitura explicou ainda que "as demandas da população recebidas pelos canais de contato do município são imediatamente avaliadas para a adoção de medidas de fiscalização e orientação de trânsito. No caso específico das imediações da Rua Tiradentes, no Ingá, medidas de fiscalização já vêm sendo continuamente adotadas".
"Em outra frente de atuação, a Coordenadoria de Educação Para o Trânsito da Nittrans realiza continuamente campanhas e ações de conscientização e respeito às leis e normas de trânsito e às pessoas que transitam pela cidade, pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e motoristas.
Em 2023, a Prefeitura de Niterói deu início ao desenvolvimento do Plano Municipal de Segurança Viária, cujo objetivo é criar diretrizes para a adoção de medidas visando o respeito às leis e normas de trânsito, com o objetivo de reduzir o número de acidentes graves e mortes no trânsito. Atualmente, um comitê coordenado pela Nittrans trabalha a partir de diagnósticos para estabelecer ações e metas como base para o plano", informou a Prefeitura em nota.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!