Logo Enfoco


    Atividades

    Colônia de férias traz diversão para crianças e jovens em Niterói

    Projeto vai ser realizado até esta sexta-feira (19)

    Publicado 16/07/2024 às 14:37 | Atualizado em 16/07/2024 às 16:39 | Autor: Gabriel Villa Nova
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Crianças podem participar de diversas atividades
    Crianças podem participar de diversas atividades |  Foto: Lucas Alvarenga

    Crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, podem aproveitar, até a próxima sexta-feira (19), a colônia de férias no Ciep Esther Botelho Orestes, no Cantagalo, em Niterói. O "Pacto Niterói Contra a Violência, o Projeto Espaço Nova Geração" oferece atividades gratuitas e tem como o objetivo acolher e estimular a cultura da paz entre a criançada da região e redondezas.

    No total, foram disponibilizadas 180 inscrições, que esgotaram em apenas três horas. No entanto, ainda há a possibilidade de participar e interagir. Isso porque, além das inscrições, o local é aberto ao público e conta com diversos orientadores e professores. A colônia der férias começou nesta segunda (15) e vai até esta sexta-feira (19).

    Durante esse período, a criançada vai poder participar de diversas modalidades, como futebol, vôlei, informática, robótica, pintura, artesanato, cinema, muay thai, dança, entre ourtas. As atividades são separadas por faixa etária. As crianças de 6 a 11 anos terão atividades das 09h às 12h, enquanto os alunos de 12 a 17 anos participarão das 13h às 16h.

    Kamilla Almeida, de apenas 10 anos, e aluna do projeto, se mostrou empolgada e contou que as atividades são muito legais, sendo a sua favorita o Muai Thay.

    Aspas da citação
    Eu fiz muitas amizades aqui e gosto muito de brincar. A atividade que eu mais gosto é o Muai Thay, gosto de luta. Uma aula que eu gosto também é a de artes e expressões, onde a gente mostra várias tipos de dança"
    Kamilla Almeida aluna
    Aspas da citação
    Kamilla Almeida é aluna do projeto
    Kamilla Almeida é aluna do projeto |  Foto: Lucas Alvarenga

    Para os pais ou responsáveis que quiseram acompanhar as crianças durante a colônia de férias, também há uma atividade para eles, como uma roda de conversa e dinâmicas.

    O local oferece total suporte e apoio junto aos professores, psicólogos e assistente social. Para as crianças que passam o dia lá, o projeto disponibliza café da manhã com pães, frutas e sucos, almoço e lanche.

    A professora e coordenadora, Rogéria Machado, de 55 anos, o projeto representa uma oportunidade enorme para as crianças, não só da comunidade do Cantagalo, mas de todo o entorno.

    "Nós recebemos crinaças de todos os lugares. O mais importante deste projeto é o acolhimento que a gente dá e recebe, a escuta, o suporte, para que essas crianças possam se expressar e garantirem uma boa infância. Para os mais jovens, ter alguém que o oriente, que ofereça oportunidades deles terem condições de conhecerem uma coisa melhor, para que tenham uma adolescência e sejam adultos capazes, potentes, realizados, é fundamental. Estamos aqui para darmos um futuro melhor para eles. É um projeto maravilhoso", destacou.

    Rogéria Machado é professora e coordenadora do projeto
    Rogéria Machado é professora e coordenadora do projeto |  Foto: Lucas Alvarenga

    Ainda de acordo com Rogéria, fazer parte deste projeto é incrível e único. "Poder dar o meu melhor, aquilo que eu vivenciei nos meus anos na Educação, é um sabor especial. Eu tenho certeza que, com o meu conhecimento e ajuda, plantei muitas sementes e que essas sementes vão germinar e proliferar, pois todos os que passarem por aqui vão levar isso e passar para outros. É uma satisfação enorme poder contribuir", finalizou a professora.

    O Ciep Esther Botelho ficou fechado por cerca de 15 anos, mas em 2019, ele foi reinaugurado após uma grande reformas junto à Prefeitura de Niterói. As obras incluíram melhorias na parte estrutural, como nova instalação de esgoto, água, sistema de gás, ar condicionado, elétrica, entre outras. Na área externa, uma quadra poliesportiva foi revitalizada, além de receber uma pintura e paisagismo.

    • Colônia de férias traz diversão para crianças e jovens em Niterói
      | Foto: Lucas Alvarenga
    • Colônia de férias traz diversão para crianças e jovens em Niterói
      | Foto: Lucas Alvarenga
    • Colônia de férias traz diversão para crianças e jovens em Niterói
      | Foto: Lucas Alvarenga
    • Colônia de férias traz diversão para crianças e jovens em Niterói
      | Foto: Lucas Alvarenga
    • Colônia de férias traz diversão para crianças e jovens em Niterói
      | Foto: Lucas Alvarenga

    Quem viu todas essa mudanças foi Adilsa Siqueira, de 62 anos e merendeira no Ciep há cinco anos. Segundo a funcionária, trabalhar no local é um privilégio.

    Aspas da citação
    É maravilhoso! Muito bom estar ao lado de pessoas boas, em um ambiente acolhedor, perto da minha casa. Aqui eu distraio a mente, brinco com as crianças. É o melhor trabalho que tive em toda a minha vida"
    Adilsa Siqueira merendeira
    Aspas da citação
    Adilsa Siqueira trabalha como merendeira no local há 5 anos
    Adilsa Siqueira trabalha como merendeira no local há 5 anos |  Foto: Lucas Alvarenga

    Programação

    Nesta terça-feira, os alunos puderam usufruir de um cinema, jogos cooperativos na quadra, aula de robótica, oficina de colagem, pular corda, entre outros. Já na quarta, a criançada vai visitar o MAC e se aprofundar ainda mais na cultura da cidade.

    Na próxima sexta, acontece uma café da manhã reforçado. Em seguida, todos vão partir para uma caminhada com a sonoridade da capoeira até o Largo da Batalha. O Ciep Anísio Teixeira, no Fonseca, e o CEU Jurujuba também estão oferecendo a colônia de férias. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Vizinha narra início de incêndio em restaurante: 'Susto gigante'

    Próximo artigo
    >

    Ecosocial: Veja onde não tem filas para inscrições em Niterói

    Relacionados em Niterói