Cursos gratuitos
Ecosocial: Veja onde não tem filas para inscrições em Niterói
Projeto oferece mais de 600 vagas para adolescentes e jovens
Enquanto o Horto do Fonseca, na Zona Norte de Niterói, estava com longas filas para inscrições no Programa Jovem Ecosocial nesta terça-feira (16), o cenário no Colégio Gomes Pereira, no Largo da Batalha, foi diferente. O projeto oferece 600 vagas de cursos profissionalizantes para jovens e adolescentes entre 16 e 24 anos.
As famílias que se dirigiram ao galpão do colégio nesta terça tiveram facilidade para se inscrever. A autônoma Janete Freitas, de 49 anos, levou a filha Manuela Freitas, de 17 anos, por volta das 13h30, e em menos de 30 minutos ela já estava sendo atendida.
Leia +: Jovens 'madrugam' na fila para vagas de cursos gratuitos em Niterói
"É uma oportunidade para o primeiro emprego e para a qualificação, porque a gente instrui, mas não depende só de nós. Tendo uma oportunidade de primeiro curso, primeiro emprego, vai alavancando ela para o mercado de trabalho. É legal a oportunidade que eles estão dando para os jovens de comunidade", afirmou.
A estudante Alexandra Borges, de 16 anos, também se inscreveu nesta terça acompanhada da família. Ela passou menos de duas horas no local e já estava indo embora.
"É uma oportunidade que a gente, jovem, está tendo agora para conseguir se aperfeiçoar. Quando a gente chegar no mercado de trabalho, já estará sabendo algumas coisas, como funciona. É bom para a gente já estar ligado, aprendendo tudo o que está acontecendo", compartilhou.
As atividades de educação ambiental serão executadas pelo Instituto 3 Romãs através de agentes de campo dos locais atendidos. Os alunos receberão uma bolsa de R$ 781, além de auxílio transporte e alimentação.
Como se candidatar?
As inscrições serão realizadas apenas nesta terça-feira (16) em seis pontos espalhados pela cidade, em locais como o Horto do Fonseca; no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói e na Região Oceânica.
Para se candidatar, os jovens devem comparecer aos locais indicados para a realização da inscrição com o comprovante de escolaridade, que pode ser: cópia do histórico escolar, cópia do certificado do Ensino Médio ou declaração de escolaridade atualizada, assim como alunos do EJA; cópia da Cédula de Identidade; cópia do CPF – Cadastro de Pessoas Físicas; cópia do comprovante de residência no nome do candidato (comprovando o pré-requisito de território); e requerimento de inscrição preenchido.
Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados de um responsável legal para a realização de inscrição. Os interessados devem estar cursando o ensino regular, que pode ser por meio do EJA ou ter terminado o Ensino Médio.
Após a inscrição, o Senac fará a seleção dos alunos e publicará o edital com o nome dos aprovados no dia 26 de julho, informando posteriormente a agenda de matrículas e calendário das aulas.
Para os selecionados, as atividades serão oferecidas de segunda a sexta-feira, sendo três dias da semana na unidade Senac Niterói e dois dias em comunidades do município definidas no edital para a aplicação de ações na área de meio ambiente.
Cursos da 3ª Edição: Beleza, Beleza 2, Departamento pessoal na prática, Gestão, Turismo, Programação php, Saúde pet, Cozinha, Informática, Programação full, Formação de infra em rede, Costura e modelista, Vendas e Supermercado.
Locais de inscrições
Zona Norte - Horto do Fonseca
Alameda São Boa Ventura 770, Fonseca.
Centro - Caminho Niemeyer
Rua Jornalista Rogério Coelho Neto s/n, Centro.
Região Oceânica - Colégio Itapuca
Rua Professor Ernani Faria Alves 124, Piratininga.
Pendotiba - Ginásio da Escola Gomes Pereira
Rua Nilo Peçanha 62, Largo da Batalha.
Região Leste - Centro Pro Melhoramento Várzea das Moças
Avenida Ewerton Costa Xavier 211, Várzea das Moças.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!