Logo Enfoco


    Evento

    Rio recebe Mundial de Ginástica Rítmica

    Competição começa nesta quarta-feira (20)

    Publicado 19/08/2025 às 19:21 | Autor: Agência Brasil
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O Mundial vai até o próximo domingo (24) e é considerado o maior evento da modalidade antes dos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028
    O Mundial vai até o próximo domingo (24) e é considerado o maior evento da modalidade antes dos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028 |  Foto: Divulgação

    O Rio de Janeiro recebe a partir desta quarta-feira (20) um evento inédito na América do Sul: o 41º Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, sediado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico. A competição reunirá mais de 300 atletas de 78 países e coloca o Brasil como um dos destaques, embalado por uma fase histórica e com chances reais de medalha.

    O Mundial vai até o próximo domingo (24) e é considerado o maior evento da modalidade antes dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. O Brasil será representado por duas ginastas no individual e um conjunto na disputa por equipes, que vive o melhor momento já registrado pela seleção na categoria.

    Brasil mira pódio histórico

    Na disputa por conjunto, o time nacional será formado por Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves. Em julho, o grupo entrou para a história ao conquistar a primeira medalha de ouro do país no conjunto geral em uma etapa da Copa do Mundo, em Milão, na Itália.

    O resultado confirmou o bom momento da equipe, que também ficou em quarto lugar na final dos cinco arcos nos Jogos de Paris, melhor colocação do país em Olimpíadas na ginástica rítmica.

    Já no individual, o Brasil será representado por Geovanna Santos e Bárbara Domingos, nomes que vêm se destacando internacionalmente. Bárbara, que foi finalista olímpica em Paris 2024, já havia feito história ao conquistar o título no individual geral nos Jogos Pan-Americanos de 2019. Geovanna, por sua vez, teve bom desempenho recente na Challenge Cup da Romênia, onde ficou entre as dez melhores na final por aparelhos.

    Apesar de já ter se aproximado do pódio em edições anteriores o Brasil ainda não conquistou medalhas em mundiais de ginástica rítmica. O desempenho recente nas Copas do Mundo, a base mantida após os Jogos de Paris e o fato de competir em casa ampliam a expectativa de um resultado histórico.

    Programação

    Quarta (20) e quinta-feira (21): Classificatórias do individual

    Sexta (22): Finais do individual geral

    Sábado (23) e domingo (24): Competições do conjunto (classificatórias e finais por aparelho)

    O conjunto brasileiro entra em ação no sábado (23), às 14h, nas provas all-around, com novas apresentações também no domingo.

    Tags

    Agência Brasil

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Trânsito será interditado em trecho da Rio-Magé; saiba o motivo

    Relacionados em Esportes