Campeonato Mundial de Va’a
Atleta americana esfaqueada em Niterói compete e fica sem medalhas
Linda Suzanne concluiu a prova com o tempo de 1h50min

A campeã norte-americana Linda Suzanne Strazzulla, de 53 anos, conseguiu competir no Campeonato Mundial de Va’a de Longa Distância, mesmo após ter sido vítima de um ataque a facadas durante uma tentativa de assalto na noite do último sábado (16), na orla da Praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói. No entanto, ela não conseguiu conquistar medalha na categoria em que competiu representando os Estados Unidos.
O Campeonato de canoa havaiana está sendo realizado na Praia de São Francisco. A atleta não pôde participar da prova no domingo (17) devido aos ferimentos, mas retornou na segunda-feira (18) para disputar a prova individual na categoria Master 50. Linda terminou a competição em 5º lugar, com o tempo de 1h50min07s2, ficando atrás de uma atleta brasileira, que completou o percurso em 1h47min09s0.
Na classificação geral feminina, Linda finalizou a prova na 11ª colocação. De forma geral, a equipe dos Estados Unidos conquistou o 5º lugar no pódio por equipes, somando um total de seis medalhas: uma de ouro, duas de prata e três de bronze.
A surpresa pela participação da atleta ocorreu justamente após ela ter sido vítima de facadas durante uma tentativa de assalto, que resultou em ferimentos no braço e um ferimento leve nas costas.
O ataque
O crime ocorreu por volta das 21h, na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, nas proximidades da Rua Oswaldo Cruz. Linda estava sentada sozinha, lendo um livro, quando foi abordada por dois homens que se sentaram ao seu lado e anunciaram o assalto.
Os criminosos tomaram o celular da atleta e começaram a manusear o aparelho. Sem entender completamente a situação, Linda puxou o celular de volta e tentou fugir. Um dos assaltantes, armado com uma faca, a perseguiu, agarrou-a pelo capuz do casaco e a derrubou no chão.
Durante a luta corporal, o agressor desferiu golpes de faca, atingindo a atleta no braço. Linda conseguiu reagir com cotoveladas, e os criminosos fugiram em seguida.
Ela foi socorrida por policiais militares do 12º BPM (Niterói), que patrulhavam a área e foram acionados por testemunhas. Linda foi encaminhada ao Hospital Estadual Azevedo Lima, no bairro Fonseca, onde recebeu atendimento médico e teve alta por volta das 23h do mesmo dia.
A atleta prestou depoimento na 77ª DP (Icaraí) e retornou ao hotel onde está hospedada. Segundo informações, ela já estava na cidade há cerca de uma semana, visitando pontos turísticos e praticando esportes, inclusive na praia onde ocorreu o ataque.
Campeonato
O Mundial de Va'a, que acontece entre os dias 13 e 21 de agosto, reúne 819 atletas de 26 países e é considerado o evento mais importante da modalidade. A PMERJ informou que o policiamento na orla de Icaraí e na orla de São Francisco está reforçado.”


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!