Logo Enfoco


    Aumento

    Policiais civis terão aumento de até 105% na gratificação

    Alerj aprovou projeto do governador Cláudio Castro

    Publicado 22/03/2022 às 22:02 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Gratificação pode chegar a 105% dependendo da qualificação.
    Gratificação pode chegar a 105% dependendo da qualificação. |  Foto: Arquivo / Pedro Conforte

    Policiais civis do Rio de Janeiro receberão aumento no valor da Gratificação de Habilitação Profissional, conforme proposta do Governo do Estado, a partir do Projeto de Lei 5.610/22, aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em discussão única, nesta terça-feira (22). Com isso, resta apenas a sanção do próprio governador Cláudio Castro (PL).

    De acordo com o texto, o valor da gratificação passará de 10% para 90% da remuneração, para os agentes com formação profissional; de 15% para 95%, para aqueles com aperfeiçoamento profissional; de 30% para 100%, para aqueles com especialização profissional; e de 30% para 105%, no caso dos superiores de Polícia.

    Aspas da citação
    Acredito que no próximo mês essa gratificação já vai ser implementada"
    Márcio Pacheco (PSC), deputado estadual
    Aspas da citação
     

    Em ano de eleição, o governador Cláudio Castro justificou que a medida é necessária para garantir a isonomia entre os agentes civis e militares, que também tiveram suas gratificações reajustadas com a criação do Sistema de Proteção Social dos Militares (Lei 9.537/21).

    "É uma medida de justiça e manutenção da isonomia de tratamento dispensada aos servidores da segurança pública, garantindo a efetiva atuação integrada das forças policiais, que asseguram o sucesso da atual política de segurança pública do Estado", assinou o governador.

    Atualmente, a legislação (Lei 3.586/21) define que a gratificação por formação profissional só vale para os agentes de apoio técnico científico (como peritos legistas e papiloscopistas) e de investigação e prevenção (como inspetor e oficial de cartório). A alteração retira essa restrição.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Tudo o que você precisa saber pra você dormir bem informado

    Próximo artigo
    >

    Pânico em escola de SP: estudantes são esfaqueados por colega de turma

    Relacionados em Polícia