Investigação
Polícia mira quadrilha de furto de cabos e prende dois em SG
Padrasto e enteado foram capturados em Jardim Alcântara
A "Operação Rei do Cobre", da Polícia Civil, prendeu um homem apontado como líder da principal quadrilha que furta cabos de energia elétrica em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, nesta sexta-feira (21). Na ação, realizada pela 74ª DP (Alcântara), um outro integrante do esquema criminoso foi detido.
Com eles, os policiais apreenderam um carro avaliado em R$ 120 mil, além de diversos aparelhos celulares, máquinas de cartão de crédito, caderno de anotações das atividades criminosas, com movimentação financeira que totaliza R$ 500 mil, além de diversas bases de rádios comunicadores.
A operação é um desdobramento de investigações da própria delegacia, que recebeu a ocorrência de uma tentativa de furto de cerca de uma tonelada de cabos, durante o carnaval deste ano. Na época, o roubo foi interrompido por guardas municipais.
Segundo apurado pela polícia, o primeiro preso é o principal articulador e financiador dos furtos, sendo seu enteado — o segundo detido —, o responsável pela parte operacional da quadrilha.
Os dois foram capturados no bairro Jardim Alcântara, na mesma região, e conduzidos à delegacia, onde os agentes cumpriram mandados de prisão preventiva pelos crimes de associação criminosa e furto qualificado.
Os investigadores também identificaram cerca de dez furtos que podem ter a participação da quadrilha. As investigações continuam para prender um terceiro integrante do esquema, além de chegar aos receptadores das grandes quantidades de cobre.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!