Caminho Niemeyer
Entramos! ENFOCO mostra como ficou tenda evangélica de Niterói
Cúpula será inaugurada neste sábado (22) com culto público
A fase é de ajustes finais a apenas um dia da inauguração da sede provisória da catedral evangélica de Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
Neste sábado (22), o Caminho Niemeyer, no Centro, será palco de uma celebração histórica: os 100 anos da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro, com direito a culto público.
A tenda, com 705 metros quadrados, está sendo finalizada com materiais de última geração. Segundo o pastor Cláudio Dias, um dos responsáveis pela organização, a estrutura é provisória e importada da China.
Leia+: Veja como vai ficar a catedral evangélica de Niterói
“Como o terreno não pode ficar ocioso, a gente resolveu fazer uma estrutura provisória, climatizada e com capacidade para 700 pessoas, mas apesar disso, vamos trabalhar com 500”, explicou o pastor.
O espaço é equipado com três lonas revestidas com material termoacústico e um sistema de ar-condicionado de ponta, semelhante ao utilizado em Centros de Trauma Intensivo. Profissionais de diversas especialidades estão realizando ajustes finais na iluminação, refrigeração e gramado.
Programação
O palco, acessível a todos, receberá apresentações históricas e musicais da igreja. Além das atividades dentro da tenda, haverá eventos nas ruas, com destaque para a Praça XV, na região central do Rio de Janeiro.
Às 14h, acontecem plenárias da Assembleia Convencional, o órgão máximo da Convenção da Assembleia de Deus. Ele é composto por todos os pastores filiados a CADB.
Já às 18h, haverá um grande culto de encerramento e inauguração da Catedral Provisória do Centenário.
“Como parte das comemorações, uma barca sairá de Niterói com 1,2 mil pessoas vestidas com trajes de época, recriando a chegada dos primeiros fiéis. O grupo seguirá para a Praça XV, onde uma grande oração pública será realizada”, disse o pastor Cláudio Dias.
Expectativa de público
A cidade de Niterói espera receber mais de 15 mil fiéis de diferentes estados. Estão confirmadas 700 caravanas de Belém, 400 de Macapá, cerca de 1 mil de Manaus, 2 mil de São Paulo, 500 do Espírito Santo e 500 de Minas Gerais.
Terreno e futura sede
O terreno, cedido pela Prefeitura de Niterói após um edital público, tem 7.336,07 metros quadrados e será a nova sede da Assembleia de Deus de Belém. Agregada ao complexo do Caminho Niemeyer, a sede está prevista para ser concluída em 2026.
Esta será a única sede da Assembleia de Deus no Brasil assinada por Oscar Niemeyer, integrando-se ao renomado projeto arquitetônico da cidade.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!