Polícia
Polícia faz ação para retirar menores das ruas de Niterói
Agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) realizaram uma operação para identificar responsáveis por menores em situação de rua e para cumprir mandados de busca e apreensão. Intitulada de "Anjo da Guarda", a ação aconteceu durante todo o dia, em diferentes bairros da cidade, nesta segunda-feira (7).
De acordo com a Polícia Civil, a operação busca identificar pais que não dão assistência básica (escolar, saúde, higiene) a menores em situação de rua. Segundo a investigação, esses responsáveis podem responder por abandono material ou intelectual.
Outro ponto-chave da operação, segundo a Polícia, é cumprir mandados de busca e apreensão de menores, além de identificar pontos de consumo de drogas, conhecidos como cracolândias, em Niterói.
No balanço parcial da ação, que continuará até o fim da noite, quatro menores em situação de extrema vulnerabilidade foram encaminhados para o Conselho Tutelar e dois menores foram apreendidos com mandado de busca e apreensão.
A investigação ainda aponta para o envolvimento de 10 pessoas, maiores de idade, por tráfico privilegiado.
De acordo com o delegado da especializada, José Paulo Pires, o principal objetivo da operação é identificar quem são os responsáveis legais, sejam pais ou órgãos públicos, por esses menores e saber os motivos pelos quais esses adolescentes estão na rua.
"Levantamos os pontos de frequência de uso de drogas na cidade e buscamos entender as reais circunstâncias do que está acontecendo. O que a gente quer é apurar a eventual responsabilidade dos pais e de órgãos, para saber se há omissão ou abandono desses menores. Essa é a grande questão: por que esses menores ficam pelas ruas sem assistência?", explicou o delegado.
A operação aconteceu em vários pontos da cidade, como Centro, São Francisco, São Domingos e na região de Pendotiba.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!