Noite de terror
PM acaba com evento de rap à bala na Região dos Lagos; veja o vídeo
Corporação abriu procedimento para apurar o caso
Região dos Lagos - A Polícia Militar encerrou a tiros uma Batalha de Rap em Cabo Frio, na Região dos Lagos. A situação ocorreu na noite da última quinta-feira (5) em uma praça do bairro Manoel Corrêa.
O hip hop vive. Cultura de rua não é crime!
Vídeo mostra crianças e mulheres aos gritos, enquanto os organizadores tentam conversar com policiais do batalhão de Cabo Frio (25º BPM). Representantes do evento acabaram agredidos.
Polícia entra na favela e dá tiro em cima de morador. Muito tiro. Olha o que a polícia está fazendo. Qual é a necessidade?
Os organizadores do evento garantiram que o caso não é isolado. "Quem deveria nos proteger, nos causa medo e cicatrizes. O hip hop vive. Cultura de rua não é crime!", escreveram em comunicado.
A Secretaria de Estado de Polícia Militar disse que um procedimento interno foi instaurado para apurar a situação. Os policiais militares envolvidos na ocorrência foram ouvidos na sede do batalhão local.
A Prefeitura de Cabo Frio publicou nota de repúdio ao fato que chamou de 'ataque covarde'. Integrantes do executivo informaram que já procuraram os organizadores do evento e se colocaram à disposição para colaborar com a comunidade afetada.
Segundo o município, a ação dos policiais contraria todos os esforços feitos pelo governo municipal para garantir o acesso da população jovem à cultura e ao lazer.
As imagens demonstram uma atuação truculenta e violenta por parte daqueles que deveriam proteger a população. Não podemos admitir que famílias inteiras sejam humilhadas e expulsas do espaço público
Por meio de nota, a prefeitura acrescenta que o disparo de tiros em um ambiente repleto de crianças é uma atitude 'irresponsável' e que não pode ficar impune.
"O Estado deve garantir a liberdade dos cidadãos e preservar vidas, jamais atentar contra a sua própria população", lamenta.
Cultura hip hop
As batalhas entre MCs não vão parar em Cabo Frio. Quem passar em frente à Praça da Cidadania, na Praia do Forte, a partir das 19h desta terça-feira (10), curtirá frases improvisadas, embates através de rimas e disputa por respeito, tudo em prol da cultura hip hop. Nesta edição, o evento vai receber uma programação especial, intitulada de "O verso de uma criança não se cala com um tiro".
Além da programação normal, a ocasião vai contar com a realização da semifinal e final da "Batalha do Mantém", que foi interrompida na noite da última quinta-feira (5), no bairro Manoel Corrêa. Na ocasião, 15 MCs estão confirmados.
Para quem não puder comparecer, todo o evento será transmitido pelo aplicativo de lives instantâneas "Taboom". O vencedor receberá uma premiação em dinheiro, além de prêmios de patrocinadores do evento. O segundo colocado também recebe premiação dos patrocinadores. Organizada com o propósito de fortalecer a cultura, lançar novos MCs e fazer reviver a raíz lírica do município, a "Batalha do Forte" é realizada no local toda terça-feira, às 19h.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!