Operação
PF nas ruas de Niterói e SG para caçar 'bando do Caixa Tem'
A ação é realizada em conjunto com a corregedoria da Caixa

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (19), a segunda fase da Operação Farra Brasil 14, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes digitais por meio do aplicativo CAIXA TEM. O grupo criminoso atuava no desvio de recursos provenientes de programas sociais do Governo Federal, FGTS e Seguro Desemprego, todos gerenciados pelo app da Caixa Econômica Federal.
Nesta fase da operação, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão preventiva nas cidades de Niterói, São Gonçalo e Cachoeiras de Macacu, no estado do Rio de Janeiro. A ação é realizada pela Delegacia da PF em Niterói (DPF/NRI), em conjunto com a Corregedoria da Caixa Econômica Federal e a Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude da Caixa.
Segundo as investigações, a quadrilha cooptava funcionários da Caixa e de casas lotéricas, que, mediante propina, permitiam o acesso indevido às contas sociais de terceiros por meio do aplicativo Caixa Tem. Um único funcionário chegou a receber mais de R$ 300 mil em transferências, conforme apurado pela PF.
A maior parte das vítimas são beneficiários de programas sociais, como o Auxílio Emergencial, mas o golpe também atingia saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Seguro Desemprego.
De acordo com a Coordenação de Repressão a Fraudes Bancárias Eletrônicas, da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da PF, desde a criação do aplicativo, em abril de 2020, já foram registrados cerca de 749 mil processos de contestação por fraudes. A CAIXA já efetuou o ressarcimento de mais de R$ 2 bilhões aos clientes lesados.
Na primeira fase da operação, deflagrada em abril de 2025, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, além da aplicação de medidas cautelares contra 16 investigados. As provas coletadas à época confirmaram que o grupo continuava cometendo os mesmos crimes, o que motivou a atual fase da operação.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!