Imprudência
Passageiro tenta se livrar de cigarro e provoca incêndio em ônibus
Homem pode ser punido com pena de três a seis anos de prisão
Um passageiro, de 67 anos, provocou um incêndio em um ônibus durante a madrugada desta segunda-feira (22), após tentar se livrar de uma bituca de cigarro, na subida da Serra das Araras, altura de Piraí, no Sul Fluminense O fogo se iniciou no momento que o veículo passava pelo km 228 da Via Dutra, sentido São Paulo.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o idoso entrou no banheiro para fumar escondido e, ao tentar se desfazer do resto do cigarro ainda aceso jogando pela janela, a bituca caiu dentro da estrutura do coletivo, incendiando a espuma sintética existente na carroceria.
O motorista conseguiu parar o veículo no acostamento e retirou todos os passageiros do coletivo, antes que o fogo se alastrasse por todo o veículo.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas, após duas horas de trabalho. Durante este tempo, a pista ficou interditada. O fluxo retornou ao normal, por volta das 3h20, quando a via foi liberada.
A PRF identificou o passageiro, e ele foi conduzido para a delegacia de Piraí. No local, ele foi enquadrado por causar o incêndio, tendo colocado a vida de outras pessoas em risco. Caso seja considerado culpado, a pena poderá ser de três a seis anos de prisão.
Proibido por lei
A lei proíbe o uso de cigarro em transporte coletivo. Além disso, o passageiro pode ser multado por outras infrações. Desde 2001, a regulamentação da lei nacional antifumo, criada em 1996, proíbe expressamente o uso de "cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco em veículos de transporte coletivo".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!