Assédio
Mulher se candidata para vaga em shopping e recebe pedido de nudes
Funcionário também falou sobre 'teste do sofá'
Após se candidatar a uma vaga de emprego em uma loja no Shopping Metropolitano, na Zona Oeste do Rio, uma mulher alega que foi assediada com pedidos de "nudes" e "teste do sofá".
Em resposta, ela entrou com um processo contra o estabelecimento, uma loja e o funcionário responsável pelas mensagens. Os réus foram condenados a pagar R$ 50 mil em indenização, mas ainda têm o direito de recorrer da decisão da 7ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.
O processo conta que a mulher havia se cadastrado na seção "Trabalhe Conosco" do shopping, e recebeu mensagens por WhatsApp de um homem que dizia ser funcionário do centro comercial.
De acordo com o relato da vítima, o funcionário responsável pelo processo seletivo escreveu "manda nude" e "só trabalha quem manda nudes ou faz teste do sofá" logo após agendar a entrevista para a vaga em questão. Embora as mensagens tenham sido apagadas pouco depois, a candidata conseguiu salvar as imagens em seu celular.
A decisão do tribunal considerou que o episódio "não se limitou a um mero aborrecimento", mas sim que "causou grande constrangimento e aflição à autora". Em razão disso, foi estabelecida uma indenização por danos morais, tanto para compensar a ofensa sofrida quanto para servir como uma medida educativa. O valor fixado foi de R$ 50 mil.
Procurado, o Shopping Metropolitano Barra respondeu que "repudia qualquer tipo de assédio ou violência, ressaltando ainda, que apenas divulga oportunidades de emprego disponibilizadas pelos lojistas em seu site, e, portanto, não tem acesso a quaisquer mensagens trocadas entre os envolvidos. Acrescenta, ainda, que confia integralmente na Justiça".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!