Logo Enfoco


    Justiça

    HIV em transplantes: mais um acusado é preso no Rio

    Outras duas pessoas são ouvidas pela Polícia Civil

    Publicado 14/10/2024 às 11:19 | Atualizado em 14/10/2024 às 11:40 | Autor: Sofia Miranda
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Ivanilson Fernandes dos Santos, segundo preso na operação, suspeito de assinar laudos sem testagem
    Ivanilson Fernandes dos Santos, segundo preso na operação, suspeito de assinar laudos sem testagem |  Foto: Lucas Alvarenga

    Além da prisão de Walter Vieira, sócio do Laboratório PCS Saleme, a Polícia Civil também prendeu nesta segunda-feira (14) Ivanilson Fernandes dos Santos, suspeito de assinar laudos sem a devida testagem das amostras de sangue de doadores de órgãos portadores de HIV.

    As prisões ocorreram no âmbito da Operação Verum, conduzida pela Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor (Decon). Além dos presos, a sócia-proprietária do laboratório, Márcia Nenes Vieira, foi conduzida à Decon para prestar esclarecimentos. Veja o vídeo abaixo:

    O filho do sócio e ginecologista Walter Vieira, também foi levado à delegacia especializada nesta segunda-feira para prestar depoimento. 

    Porta do laboratório foi arrombada por policiais civis
    Porta do laboratório foi arrombada por policiais civis |  Foto: Lucas Alvarenga

    Irregularidades

    Agentes do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) cumprem, ao todo, quatro mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão em endereços relacionados aos sócios do estabelecimento. Dois dos mandados já foram cumpridos nesta segunda-feira.

    A Polícia Civil investiga crimes contra as relações de consumo, associação criminosa, falsificação de documento particular e infração sanitária.

    A unidade matriz do laboratório PCS Saleme, localizada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, teve as portas arrombadas por agentes da Polícia Civil durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão.

    No local, foram encontradas cerca de 39 irregularidades, entre elas amostras de sangue armazenadas em uma geladeira ao lado de potes de comida.

    Relembre o caso

    Dois mandados de prisão já foram cumpridos nesta segunda-feira (14)
    Dois mandados de prisão já foram cumpridos nesta segunda-feira (14) |  Foto: Lucas Alvarenga

    O laboratório PCS Saleme é alvo de investigação após seis pacientes transplantados testarem positivo para o vírus HIV. O estabelecimento havia sido contratado, por meio de licitação, pela Fundação Saúde para realizar a testagem nas amostras de sangue dos doadores.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Segurança é morto e criança de 10 anos baleada na cabeça em bar

    Próximo artigo
    >

    Preso escapa de DP em Niterói por buraco no ar-condicionado

    Relacionados em Polícia