Compra internacional
Condenado no Rio homem que recebeu 29 carregadores de fuzil em casa
Armamento teria sido entregue como filtros de piscina
Diego Basílio Ribeiro, de 36 anos, conhecido como "Ratão", foi condenado pela Justiça Federal no Rio a 13 anos e seis meses de prisão por tráfico internacional de munição de arma de fogo. Ele recebeu em casa, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio, uma encomenda dos Correios com 29 carregadores de fuzil AK-47 importados da Polônia.
A Receita Federal identificou que a declaração de conteúdo da encomenda, que indicava filtros de piscina, era falsa. A Polícia Federal (PF) então monitorou a entrega da encomenda, destinada a Ricardo Fernandes, que estava morto. Diego assinou o recibo de entrega, revelando sua ligação com o pacote.
Diego alegou que esperava um relógio comprado pela internet, mas não apresentou comprovantes. A juíza Ana Paula Carvalho destacou que ele usou um cadastro falso nos Correios e pagou as taxas postais, indicando sua consciência do conteúdo ilícito.
No celular de Diego, a PF encontrou rastreamentos de uma carga da Polônia e fotos dele com dinheiro, carros de luxo e viagens. Ele alegou que sua condição financeira vinha de herança e de um pet shop, mas a juíza considerou a explicação insuficiente.
Histórico criminal
Diego já havia sido preso em 2013 por suspeita de ligação com uma facção criminosa, mas foi absolvido por falta de provas. Agora, a nova condenação reflete o envolvimento com tráfico internacional, reforçado pelas evidências encontradas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!