Tristeza
Bicho-preguiça carbonizado é encontrado após incêndio criminoso
Caso aconteceu na Reserva Biológica do Tinguá, Baixada
Um bicho-preguiça foi encontrado carbonizado por brigadistas do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) neste sábado (14), após um incêndio devastar parte da Reserva Biológica do Tinguá, no trecho localizado em Nova Iguaçu, na Baixada. A Rebio abrange quatro municípios: Petrópolis, Duque de Caxias, Miguel Pereira e Nova Iguaçu.
O chefe da APA-Petrópolis, Victor Valente, explicou que animais de locomoção lenta, como o bicho-preguiça, são as maiores vítimas em casos de incêndio. “Animais que rastejam ou se escondem, como serpentes, costumam não conseguir fugir a tempo”, disse ao portal “G1”.
O incêndio, iniciado na sexta-feira (13), foi controlado no dia seguinte. Segundo o ICMBio, foi criminoso, mas a autoria ainda não foi identificada. A extensão da área afetada será avaliada ao longo da semana.
Além desse incidente, o Corpo de Bombeiros informou que sete focos de incêndio foram registrados em Petrópolis no sábado (14), com áreas críticas em Cascatinha, Serra da Maria Comprida, Secretário e Caxambu.
Desde a criação do gabinete de gestão de crise, na quinta-feira (12), mais de 1.000 incêndios florestais foram combatidos no estado. Ainda assim, neste domingo (15), 29 focos permaneciam ativos.
Com o tempo seco, o ICMBio alerta a população para evitar o uso de fogo em limpeza de terrenos ou queima de lixo, devido ao risco elevado de incêndios em áreas florestais.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!