Logo Enfoco


    Polícia

    Após ‘fracasso’ em Niterói, TCP volta a focar no Complexo da Alma, em SG

    Publicado 27/08/2021 às 14:07 | Autor: Alan Emiliano
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Criminosos do TCP querem retomar controle do tráfico em São Gonçalo. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

    Após meses de uma sensação de tranquilidade em razão do controle absoluto do Comando Vermelho (CV), um clima de tensão vem tomando conta da comunidade da Alma, divisa entre os bairros Amendoeira e Coelho, em São Gonçalo. Isso acontece devido a um possível plano do Terceiro Comando Puro (TCP) de invasão e retomada da localidade, perdida durante uma guerra armada em maio deste ano.

    Na última semana, policiais civis foram informados de que traficantes do Salgueiro estariam saindo da comunidade para reforçar a segurança do Complexo da Alma em razão de uma suposta invasão do TCP na “Terra Prometida”. Diante de um suposto “desfile” de traficantes pelas ruas da cidade no trajeto Salgueiro-Alma, policiais militares foram acionados e houve confronto durante a saída dos criminosos do “quartel-general” do Comando Vermelho em São Gonçalo. Na troca de tiros, dois moradores foram baleados e um deles, um jovem, de 17 anos, morreu em razão dos ferimentos.

    Desde o episódio, as polícias Civil e Militar vêm monitorando possíveis movimentações dos traficantes de ambas as facções com o objetivo de impedir mais um capítulo da “Guerra da Alma”. Nos últimos anos, moradores daquela região sofreram com constantes confrontos entre as duas principais facções criminosas do Estado, que disputavam “na bala” o controle do tráfico de drogas.

    Segundo a polícia, traficantes do Complexo da Maré, no Rio, principais investidores do TCP em São Gonçalo e Niterói, estariam insatisfeitos com a perda do controle nos dois municípios nos últimos meses. Após fracassarem no plano de retomada no Morro do Estado, em Niterói, os criminosos teriam escolhido o Complexo da Alma como tentativa de reerguer a “bandeira” da facção no Leste Metropolitano.

    Embora não tenham atuado de forma ostensiva no plano de retomada através de invasões e confrontos com os rivais, os traficantes do TCP estão sendo monitorados pela polícia e estariam contando com informantes de dentro do Complexo da Alma, o que favorece uma possível invasão com informações sobre ponto de venda de drogas e esconderijo de armamentos.

    No início deste mês, um áudio feito por um traficante da facção criminosa circulou nas redes sociais. Na mensagem, o bandido ameaça os rivais e promete uma invasão.

    “Vocês vão ver quando eu entrar aí, vou matar todo mundo. Não tem essa de morador. Não tenho família aí, pra mim não interessa. Não adianta falar que é morador, vai ser só tiro na cara. Tu vai ver o que eu vou fazer com esses ‘crias’ aí, tu vai ver. E outra, não adianta correr pro Bichinho e pro Anaia, a tropa é grande. Nós só vamos parar no Anaia, o projeto é grande”, diz um trecho do áudio.

    As movimentações criminosas das quadrilhas de ambas as facções são investigadas pela Delegacia do Rio do Ouro (75ª DP), que informou que segue monitorando as ações de ambos os grupos criminosos e busca identificar a autoria do áudio que circulou nas redes sociais.

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Trio que negociava carros roubados é preso em Niterói

    Próximo artigo
    >

    Youtube suspende pagamentos de produtores de fake news

    Relacionados em Polícia