Alô Niterói!
Viradouro pode se tornar patrimônio cultural e imaterial de Niterói
PL foi aprovado por unanimidade na Câmara e segue ao Executivo
A Unidos do Viradouro, terceira colocada do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro deste ano, foi declarada nesta quarta-feira (03) patrimônio cultural e imaterial do município de Niterói. O projeto de lei nº 47/2022 de autoria do vereador Binho Guimarães (PDT) foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. O texto ao Executivo para sancionar ou não o projeto.
"A Unidos do Viradouro há décadas desempenha uma importante função social em Niterói e toda região, com viés econômico, social, mas sobretudo cultural. Reconhecê-la legalmente como patrimônio de nossa cidade vem ao encontro do momento de resgate e reestruturação vivenciados na agremiação ao longo dos últimos anos, com resultados de destaque no carnaval. Pessoalmente é uma honra ser autor desse projeto e poder brindar toda a comunidade com essa titulação" explicou o vereador.
Presidente da agremiação, Marcelinho Calil parabenizou a iniciativa e acredita que é motivo de orgulho, não apenas para componentes e torcedores da escola, mas para todos os sambistas do município, que amam e defendem as mais diversas agremiações.
"É sempre motivo de comemoração quando o samba, muitas vezes tão discriminado, consegue ser reconhecido pela sua relevância cultural. A Viradouro faz parte da história da cidade e trabalha incansavelmente para transformar cada vez mais sua quadra num polo, não só de entretenimento, mas de irradiação de cultura e de projetos sociais voltados à comunidade" disse o presidente da Vermelho a Branco de Niterói.
A escola foi fundada em 24 de junho de 1946 em Niterói, município no qual baseia-se a sua sede até hoje. Por 39 anos destacou-se na folia niteroiense, conquistando 18 títulos. No carnaval carioca, a Viradouro estreou no antigo Grupo 4 e foi ascendendo até conquistar, em 1990, o campeonato do Grupo 1 com o enredo "só vale o escrito".
Recentemente, a agremiação alcançou mais uma conquista para a sua história. Após os desfiles no carnaval deste ano, ela assumiu a liderança do Ranking Liesa (2018-2022), que é formado pelo somatório dos pontos obtidos nos últimos cinco anos. Seu último título no Grupo Especial aconteceu em 2020, antes da pandemia, quando levou para a Marquês de Sapucaí o enredo "Viradouro de Alma Lavada", homenagem às lavadeiras do Brasil.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!