Já conhecia?
Mapa do PIX: veja onde sacar dinheiro em lojas perto da sua casa
São mais de 36 mil locais que permitem realizar os saques
"Aceita pix?" Essa pergunta já está no vocabulário de muitos brasileiros na hora de realizar alguma compra. No entanto, as novas funções lançadas em novembro do ano passado, de PIX Saque e PIX Troco ainda não foram bem aderidas pelos usuários da ferramenta.
As modalidades permitem realizar saques em estabelecimentos comerciais - como padarias ou lojas de conveniências-, fora dos caixas eletrônicos. A ideia é ter mais uma opção de saque, facilitando a população a obter dinheiro em espécie quando necessário.
Segundo balanço divulgado pelo Banco Central, serviço está disponível em mais de 36 mil pontos de atendimento
Para conferir os locais que oferecem outra modalidade, basta entrar no site mapapix.com.br, que indica os estabelecimentos próximos e os horários de funcionamento. Para pesquisar, é só colocar a localização.
O BC determinou um teto de R$ 500,00 por operação, durante o dia, e de R$ 100 no período noturno (das 20h às 6h). Os comércios têm autonomia para delimitar seus próprios limites.
Funcionamento
Para fazer o PIX Saque, é preciso ir até o estabelecimento que oferta o serviço, fazer o pagamento pelo Pix, e receber o dinheiro na hora. Vale lembrar que não é necessário fazer uma compra no comércio para garantir o serviço. Se preferir usar a modalidade no caixa eletrônico, basta fazer o pagamento lendo o QR Code disponível, usando a câmera do celular.
Já o PIX Troco também é um saque, mas a diferença é que está atrelado a uma compra. Na hora de efetuar o pagamento, é só pagar pelo PIX uma quantia maior do valor da compra, que receberá, em dinheiro, o troco.
Limite
São oito operações gratuitas por mês para as pessoas físicas, incluindo os saques tradicionais. As pessoas físicas têm direito a oito operações gratuitas por mês, inclusos os saques tradicionais.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!