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    Apagão

    Usuários enfrentaram Terminal de Niterói no breu total

    Local está sem energia elétrica desde sábado

    Publicado 21/11/2023 às 11:48 | Autor: Manuela Carvalho
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    Local está funcionando a base de gerador a diesel
    Local está funcionando a base de gerador a diesel |  Foto: Lucas Alvarenga

    Quem passa pelo Terminal Rodoviário Presidente João Goulart, no Centro de Niterói, na manhã desta terça-feira (20), se depara com um breu total. 

    O local enfrenta queda de luz desde a noite de sábado (19), após um forte temporal passar pela cidade e causar problemas na rede elétrica em diferentes pontos.

    Segundo a Teroni, empresa que administra o terminal, desde sábado eles estão trabalhando com um gerador a diesel, que atende somente o escritório da empresa e as áreas comuns do Terminal, como banheiros,  plataformas e pequenas lojas. 

    "Estamos ainda sem elevador e as grandes lojas - que tem medidores próprios e contas na ENEL - ainda estão sem luz, causando grande prejuízo aos comerciantes. Confiamos nas autoridades a cobrança de providências urgentes pela empresa ENEL, responsável pela energia de Niterói, São Gonçalo e região", diz nota da Teroni. 

    Prefeitura faz cobranças

    O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve reunido na noite desta segunda-feira (20) com a diretoria da Enel para cobrar providências para o restabelecimento emergencial de energia elétrica nos locais afetados em Niterói.

    A Prefeitura de Niterói acionou a Enel na Justiça na tarde de segunda e cobrou uma logística para que a empresa restabeleça o mais rápido possível o fornecimento de energia em toda a cidade.

    Os representantes da Enel pediram 48h para atender 100% das 31 mil unidades que estão sem energia e se comprometeram a apresentar um plano operacional detalhado nesta terça-feira (21).

    "O prefeito não aceitou o prazo de 48h, cobrou que o serviço seja restabelecido imediatamente e ofereceu apoio logístico da Prefeitura para agilizar o trabalho. O chefe do Executivo cobrou ainda uma posição da concessionária em relação aos prejuízos que moradores e comerciantes estão tendo, como a perda de alimentos, por exemplo. Axel afirmou também que vai comunicar os fatos à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)", diz a nota.

    O que diz a Enel?

    "A Enel Distribuição Rio informa que 97% dos clientes afetados pela intensa tempestade registrada na noite de sábado (18) na área de concessão da empresa tiveram o serviço normalizado. O evento climático, com chuva, fortes rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia.

    A empresa segue com reforço adicional de equipes em campo trabalhando 24 horas por dia para finalizar o atendimento às ocorrências de todos os clientes afetados.

    Em Niterói e São Gonçalo - cidades mais atingidas neste momento - houve um reforço ainda maior de equipes entre ontem (20) e hoje (21) para acelerar o atendimento das ocorrências remanescentes.

    A Enel esclarece que os atendimentos em curso no dia de hoje são localizados e muitas vezes complexos, porque demandam a reconstrução da rede, exigindo horas de serviço em cada local. Como as emergências em atendimento nesta manhã estão espalhadas em diferentes pontos específicos, o restabelecimento do serviço ocorre de forma gradativa, apesar de todo o adicional de técnicos atuando nas ruas".

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