Carnaval
Segunda noite da Série Ouro vai de Mussum ao Besouro de Mangangá
Agremiações disputam vaga no desfile do Grupo Especial
Oito agremiações cruzam a passarela do samba entre a noite desta quinta-feira (21) e a madrugada de sexta-feira (22). O desfile das escolas de samba da Série Ouro vale uma vaga no Grupo Especial para a grande campeão. As duas últimas escolas desfilam, em 2023, na Intendente Magalhães.
Abrindo a noite de desfiles, a Lins Imperial trouxe muita fé e 'mé', contando a história de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum. Então, a alegria e 'trapalhada', no bom sentido da coisa, é considerado o ponto chave pela disputa do titulo.
Da Baixada Fluminense para o Centro do Rio, a Inocentes de Belford Roxo foo, segunda escola a entrar na Sapucaí, celebra a liberdade dos espíritos ancestrais ao silêncio dos tambores. O enredo "A meia-noite dos tambores silênciosos", trouxe o rito que acontece todos os anos no carnaval de Recife.
E quem disse que não tem futebol na Passarela do Samba? A Estácio de Sá reedita o enredo 'Cobra coral, papagaio vintém', em homenagem aos 100 anos do Clube de Regatas do Flamengo. O samba de 1995, ainda pelo Grupo Especial, entoou pelas arquibancadas. A promessa é de muita festa.
A noite segue com a homenagem ao artista Milton Gonçalves pela Acadêmicos de Santa Cruz.
Quinta escola a desfilar, a Unidos de Padre Miguel conta a história da Árvore-Orixá ao terreiro sagrado do Boi Vermelho da Vila Vintém.
Logo depois, da Academicos de Vigário Geral que trás a história da região no Rio de Janeiro que ficou tradicionalmente conhecida como a 'Pequena Afríca'., o Cais do Valongo.
A menina do Morro da Formiga, a Império da Tijuca, fala da resistência negra. O enredo 'Samba Quilombo: a resistência pela raiz', valoriza a comunidade da formiga e seu maior fruto, o sambista.
Império Serreno encerra a segunda noite da Série Ouro, contando a história do capoeirista Manoel Henrique Pereira, o 'Besouro de Mangangá'.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!