Precaução
São Gonçalo amplia público-alvo para vacinação contra HPV
Usuários de Prep entre 15 e 45 anos podem tomar o imunizante
A partir desta quinta-feira (18), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo inicia a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para usuários de Profilaxia Pré-Exposição (Prep) entre 15 e 45 anos. A medida segue orientações da Secretaria de Estado de Saúde.
A vacina será aplicada na Policlínica Gonçalense de Referência de Doenças Crônicas e Transmissíveis, na Parada 40; na Clínica Gonçalense da Família Dr. Zerbini, no Arsenal; e no Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara. As unidades funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Os usuários de Prep que nunca foram vacinados poderão receber três doses da vacina contra HPV, com intervalos de dois meses entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Aqueles que já iniciaram o esquema vacinal, mas não completaram, poderão fazê-lo. Usuários com esquema completo não precisarão de nova vacinação.
Gestantes não devem receber a vacina, devendo aguardar o puerpério para imunização. Pessoas alérgicas a componentes da vacina também não devem se vacinar.
O HPV é a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) mais frequente no mundo. A vacinação tem mostrado eficácia na prevenção de doenças causadas pelo vírus, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis, orofaringe e verrugas genitais.
A Prep, utilizada para prevenção da transmissão do HIV/Aids, tem 98% de eficácia e é recomendada para qualquer pessoa com mais de 15 anos e mais de 35 quilos. No entanto, a Prep não protege contra outras ISTs, como sífilis, clamídia e gonorreia.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!