Monitoramento
Exames da Cedae mostram que tolueno está diminuindo na água
Concessionária intensificou o monitoramento da estação
Os resultados dos exames realizados na água da Estação de Tratamento de Água (ETA) no Laranjal, em São Gonçalo, na Região Metropolitana, mostram que o tolueno está diminuindo, se aproximando da máxima permitida para captação, que é de 30 mg por litro.
“Nós temos resultados de hora em hora, desde o início do evento quando existia uma concentração de 59 mg de tolueno por litro. Hoje estamos com uma concentração de aproximadamente 33 a 32. O limite para captação máxima é de 30, então já estamos próximos do valor permitido para captação. A tendência de redução é boa. Existe uma certa imprevisibilidade sobre em que momento que nós vamos voltar a captar, mas as expectativas são boas”, disse Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grandes Operações da Cedae.
Segundo Okumura, de uma em uma hora, são realizadas coletas para saber se o tolueno está abaixando ou aumentando. As coletas realizadas às 7h, 8h e 9h foram levadas de helicóptero na manhã desta sexta-feira (5) para o laboratório no Guandu. A aeronave pousou no 7° BPM (São Gonçalo), porque não tinha espaço suficiente para pousar na estação.
Ainda segundo Okumura, a concessionária intensificou o monitoramento de água na estação.
“Agora tudo depende dos parâmetros do manancial. A Cedae intensifica a coleta justamente para nós conseguirmos voltar a captar o mais rápido possível.
RETORNO DA ÁGUA
Até a tarde desta sexta os especialistas vão ter a certeza se a água está própria para captação. Se o resultado for positivo, em média o tempo para abastecer o reservatório da estação é de até duas horas, mas o retorno da água para a população depende da concessionária Águas do Rio.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!