Prevenção
Simulação de acidentes chama atenção no Centro do Rio; vídeo
Objetivo foi sensibilizar sobre segurança viária
Uma simulação de acidente foi realizada, nesta segunda-feira (23), na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, atraindo a atenção de pedestres e motoristas. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da segurança viária. Tudo isso devido ao aumento preocupante no número de acidentes de trânsito no estado do Rio de Janeiro.
Para se ter noção, no momento, apenas no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, dos 258 leitos da unidade, 80% estão ocupados por pacientes que são vítimas de acidentes de trânsito.
Em 2024, de janeiro a agosto, foram atendidos 4.651 acidentados. Em 2023, no mesmo período, o número foi de 3.925 casos.
De segunda a sexta-feira, o Heat atende 20 vítimas de acidente de trânsito por dia, em média. Nos fins de semana, essa quantidade chega a 60 por dia.
Veja o vídeo da simulação:
Conscientização
Portanto, o Detran-RJ promove uma série de eventos durante a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro. A simulação desta segunda (23) ocorreu em frente ao prédio do Detran e contou com a participação de equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal.
O coordenador-geral de Educação para o Trânsito do Detran, Marcus Moreira, destacou a importância dessas ações.
“Estamos realizando várias iniciativas para conscientizar a população sobre a necessidade de mudar comportamentos no trânsito. Esta simulação visa provocar uma reflexão sobre o que cada um pode fazer para reduzir o número de mortes e acidentes, que continuam em alta”, afirmou.
Durante o evento, Luiz Alberto, um dos participantes, experimentou óculos que simulam os efeitos da embriaguez e do sono. Ele relatou sua experiência, enfatizando a importância da conscientização.
“A bebida e a direção não combinam. Com os óculos, percebi como é difícil dirigir nessas condições, o que pode levar a acidentes”, disse.
Urgência
Dados do Detran revelam que, em 2023, o estado registrou 20.521 acidentes, resultando em 25.909 vítimas, com um aumento significativo de feridos e mortos em comparação ao ano anterior.
Em 2024, a situação é ainda mais alarmante, com 11.299 acidentes já ocorridos no primeiro semestre, representando um aumento de 19,2% em relação ao mesmo período de 2023. O número de mortos cresceu 14,4%, reforçando a urgência de campanhas educativas.
O presidente do Detran RJ, Glaucio Paz, acredita que as ações da Semana Nacional de Trânsito são essenciais para educar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres.
“A paz no trânsito depende de cada um de nós. Nossa Coordenadoria de Educação para o Trânsito estará nas ruas, explicando como atitudes simples podem ajudar a reduzir acidentes e salvar vidas”, afirmou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!