Logo Enfoco


    Prevenção

    Sarampo: Niterói, SG e outras 7 cidades terão reforço na vacinação

    Público-alvo da imunização: pessoas entre 6 meses e 59 anos

    Publicado 01/04/2025 às 20:23 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A estratégia de vacinação será realizada em três etapas
    A estratégia de vacinação será realizada em três etapas |  Foto: Divulgação / Marcelo Camargo / Agência Brasil

    Após dois casos de sarampo serem registrados em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde definiram, nesta terça-feira (1º), reforçar a imunização contra a doença em nove municípios fluminenses, entre eles Niterói e São Gonçalo. 

    Assim, o Ministério da Saúde vai mandar 1 milhão de doses extras da vacina contra a doença também para Duque de Caxias, Mesquita, Belford Roxo, Nillópolis, Nova Iguaçu, Itaboraí e Rio de Janeiro. O público-alvo é a população de 6 meses a 59 anos, mas haverá ações específicas voltadas a diversos segmentos, como crianças e jovens.

    "Nós não temos ainda uma situação de alta transmissão mas uma cobertura que está aquém do desejado e da meta nacional. Então, estamos trabalhando para mobilizar os municípios para que eles melhorem essa cobertura. Isso é uma ação estratégica para evitar que a doença espalhe", destacou o subsecretário estadual de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sérgio Ribeiro. 

    Imunização em três etapas 

    Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a estratégia de vacinação será realizada em três etapas. A primeira deverá iniciar na próxima segunda-feira (7) para vacinar alunos e trabalhadores da educação em escolas e creches; serviços de saúde, profissionais de rotina e todos os trabalhadores da saúde; da rede de turismo, seja de hotéis, motéis, guia de turismo, trabalhadores da praia; trabalhadores de transporte individual e coletivo; forças de segurança e pessoas em situação de rua.

    A etapa dois deverá ser realizada no fim de abril e envolverá universidades, escolas de ensino técnico e trabalhadores da saúde. Já a terceira etapa ocorrerá até a segunda semana de maio e prioriza pontos volantes de vacinação, locais públicos e de grande movimentação, estações e terminais (passageiros e trabalhadores); áreas comerciais e praças públicas.

    "Junto do Ministério da Saúde, vamos somar forças com cada município do estado para garantir a imunização plena. Seguimos investigando as circunstâncias dos dois casos esporádicos registrados em São João de Meriti, e a próxima fase é expandir o raio da vacinação de bloqueio", comentou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

    O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa causada por um vírus, o measles virus. Ela afeta principalmente crianças, mas adultos não vacinados também podem ser acometidos. Ela é transmitida principalmente por gotículas de saliva que são liberadas ao tossir, espirrar ou até mesmo falar. O vírus pode sobreviver no ar ou em superfícies por algumas horas, tornando a transmissão muito eficiente.

    Sintomas

    Febre alta: Um dos primeiros sintomas, geralmente começando 10 a 12 dias após a exposição ao vírus.

    Tosse seca e coriza (nariz entupido).

    Olhos vermelhos e sensíveis à luz (conjuntivite).

    Manchas: Pequenas manchas brancas com um ponto central azul esbranquiçado que aparecem dentro da boca, na parte interna das bochechas, 2 a 3 dias antes do surgimento da erupção cutânea.

    Erupção cutânea: Começa na parte superior do corpo (no rosto e atrás das orelhas) e se espalha para o resto do corpo, incluindo braços, tronco e pernas, geralmente 3 a 5 dias após o início da febre.

    Fadiga e dor muscular também podem ser sintomas.

    Prevenção

    A vacinação é a principal forma de prevenção contra o sarampo. A vacina contra o sarampo faz parte da vacina tríplice viral (que também protege contra caxumba e rubéola) e é administrada em duas doses:

    Primeira dose: aos 12 meses de idade

    Segunda dose: entre 4 e 6 anos de idade

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Antes de partir

    Próximo artigo
    >

    Ator não renova contrato e deixa a Globo após 22 anos

    Relacionados em Rio