Saúde
Prepare-se! Processo seletivo com mais de 2 mil vagas no Rio
Concurso contará com oportunidades para diversas áreas
Um edital para Processo Seletivo Simplificado com mais de duas mil vagas, em diferentes áreas, para trabalhar no Hospital Federal de Bonsucesso (HBF), no Rio, será publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18). As oportunidades serão de caráter temporário, autorizadas pelo Ministério da Saúde e Ministério da Gestão e Integração, pelo prazo máximo de até dois anos podendo ser prorrogado. Quem já auta no HBF também poderá se inscrever. Os atuais Contratos Temporários serão mantidos nos prazos vigentes de novembro e dezembro. O objetivo é promover a recomposição do quadro de funcionários.
A medida acontece após o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) assumir a administração da unidade de saúde. Segundo o GHC, o compromisso da instituição será com a qualificação dos serviços para os usuários e tranquilizou os funcionários, já que o processo de recuperação do Bonsucesso será em parceria com os trabalhadores para recuperar a plenitude de sua assistência entre os quais a reabertura dos 207 leitos, que atualmente estão fechados, assim como a emergência.
GHC
O grupo do Rio Grande do Sul é uma organização que atua na saúde há 64 anos em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). É formado por quatro hospitais, um centro de oncologia, além de uma UPA, mais 12 postos de saúde do Serviço de Saúde Comunitária, três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma Escola de formação em Saúde Pública.
Vinculada ao Ministério da Saúde, a estrutura é reconhecida nacionalmente como a maior rede pública de hospitais do Sul do país, com atendimento 100% SUS. Possui uma oferta de 1.391 leitos, é responsável pela internação de 46,1 mil usuários por ano, cerca de 4 milhões de exames por ano, cerca de 1,1 milhão de consultas e outras 27 mil cirurgias por ano, além de cerca de 6,6 mil partos por ano. Possui uma equipe de 10.852 profissionais que ingressaram por concurso público.
Hospital Federal de Bonsucesso
O GHC assumiu a gestão do Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, na última terça-feira (15). A unidade enfrenta uma série de problemas, como o fechamento de 200 leitos, do serviço de emergência e a falta de profissionais, além do sucateamento, que se arrasta por cerca de 30 anos. O secretário adjunto de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Nílton Pereira Júnior, informou que a perspectiva é que em dezembro a emergência já esteja reaberta, como também os leitos atualmente fechados, além da ampliação dos leitos de UTI.
(com EBC)
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!