Susto
Incêndio consome vegetação em comunidade no Complexo do Alemão
Um dos moradores teve a casa consumida pelo fogo
Um incêndio atingiu na tarde desta sexta-feira (23) uma área de vegetação na parte alta do Morro do Sapo, uma das comunidades que compõem o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. As chamas e a fumaça se alastraram rapidamente, por causa da estiagem que atinge a capital nos últimos dias.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a queimada teve início às 14h34, após moradores atearem fogo na vegetação. Equipes do quartel dos bombeiros de Ramos foram os primeiros a chegar ao local, mas depois houve reforço do quartel da Penha.
Como fica na parte alta da comunidade, os bombeiros tiveram mais trabalho para acessar a região. Os próprios moradores tentaram apagar o fogo, com baldes d’água, mas o esforço foi insuficiente.
Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, às 17h36 o fogo tinha sido controlado e não chegou a atingir as casas na parte alta da comunidade.
Apesar do incêndio não ter registrado vítimas, em entrevista ao G1, um dos moradores da região, o autônomo Altamira Lourenço, de 65 anos, contou que ficou desamparado pelo fogo:
''Perdi tudo, minha filha. Não sei o que vou fazer da minha vida. Eu nunca passei por isso. Eu não sei por onde começar. É pedir a misericórdia de Deus. A garotada veio correndo jogou água, me ajudou, senão eu teria morrido. Eu moro no morro faz tempo, por falta de dinheiro, de não conseguir pagar aluguel, construindo minha vidinha”, desabafou.
Moradores criaram uma vaquinha virtual para ajudar o morador.
O Complexo do Alemão conta com 12 associações de moradores que representam 13 favelas: Alvorada, Baiana, Casinhas, Esperança, Grota, Itararé, Matinha, Mineiros, Morro do Adeus, Morro do Alemão, Nova Brasília, Pedra do Sapo e Reservatório de Ramos. De acordo com o Censo 2022, do IBGE, o Complexo do Alemão tem quase 55 mil moradores.
Esta matéria possui informações da Agência Brasil.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!