Denúncia
Golpistas 'fisgam' queixas de clientes e se passam por suporte
Falsários criam conta no Instagram com logo da empresa
A cada dia, os golpistas se superam para roubar as pessoas na internet, não é mesmo? Um dos mais recentes é se passar por suporte de loja com a falsa promessa de devolução de dinheiro do produto não entregue.
Foi o que aconteceu com uma professora, que mora na Região Metropolitana do Rio e recebeu contato do golpista pouco tempo depois de escrever um comentário em uma publicidade das Casas Bahia, neste sábado (6).
Leia +: Site dá dicas contra golpes mais aplicados na internet
Leia +: Conheça o novo golpe do Pix que promete dinheiro extra por 'missão'
"Aproveitando-se da resposta da loja para que conversássemos no direct (conversa privada do Instagram), o golpista mandou mensagem com um perfil falso (suporte, nome e logo da loja), pedindo número de telefone para 'resolver' o problema", contou a mulher que desligou e depois bloqueou e denunciou a conta, quando o golpista pediu para abrir o aplicativo do banco para supostamente "receber" o valor do produto não entregue através de PIX.
"É preciso ficar muito atento porque eles nos pegam pelo emocional, ou seja, quando dizem que a loja vai devolver o que foi gasto, a gente quase cai porque se sente a princípio aliviado de ter o dinheiro gasto de volta, depois de tanto stress em intermináveis trocas de e-mails com a empresa e nada de receber o produto", alertou a cliente que se sentiu aliviada de não ter tido o saldo da conta zerado.
Dicas para escapar de golpes
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) criou, em outubro do ano passado, um site com dicas contra golpes. Segundo o órgão, os golpes na internet têm se intensificado porque o ambiente virtual está cada vez mais inserido na vida dos brasileiros.
O que disse a Casas Bahia
A empresa informou, através de nota, que investe em recursos para prevenção de riscos online, compra segura dos clientes.
"Trabalhamos com uma comunicação ativa com nossos clientes a fim de informá-los sobre como identificar as páginas oficiais da marca. Além disso, criamos uma página dedicada ao tema em https://www.grupocasasbahia.com.br/seguranca/ . Sobre o perfil de suporte mencionado, a empresa reitera que não pertence à marca e que está tomando as providências junto aos responsáveis em hospedar o perfil falso".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!