Incômodo
Moradores denunciam som alto e palavrões durante evento em Niterói
Vizinhos dizem que não conseguem dormir por conta do barulho
Moradores do bairro do Ingá, na Zona Sul de Niterói, têm enfrentado noites de perturbação devido a eventos realizados no MACquinho, um espaço cultural localizado na região. Segundo os residentes, desde o ano passado, eles vêm sofrendo com som alto e músicas de conteúdos sexuais, que ecoam até altas horas da madrugada.
Uma pessoa que mora em um prédio próximo ao espaço filmou e denunciou a barulheira que eles e outros vizinhos sofrem durante a noite. No vídeo, o evento aparece lotado tocando um funk proibidão, com diversos palavrões.
De acordo com o morador, que não quis se identificar, o som alto atrapalha o sono dos residentes. Além disso, há diversas crianças no prédio que, por conta disso, acabam ouvindo as letras com conteúdos explícitos.
"Começou ano passado. É semana sim, semana não. Mas algumas vezes foi seguido. Atrapalha muito para dormir, porque o som é altíssimo. Isso é muito grave. Os moradores reclamam também pelo fato das letras serem muito sexuais e as crianças ouvem isso desde às 20h. A vizinhança pede que acabe isso", contou o morador.
O Macquinho é um espaço para eventos e vive frequentemente lotado. As músicas com teor sexual explícito são uma constante, exacerbando ainda mais os problemas de convivência na vizinhança.
Apesar das diversas reclamações feitas às autoridades locais e das ligações frequentes para a polícia, a situação persiste sem solução. Um outro morador, que também não quis se identificar, expressa frustração pela falta de medidas efetivas para resolver o problema.
Já ligamos e denunciamos para a polícia e para a prefeitura, mas não adiantou de nada. Algumas viaturas da PM até foram ao local, mas não foi resolvido o problema. Outros moradores afirmaram que algumas já denunciaram para o Cisp também, mas eles disseram que não podem fazer nada. O som é exageradamente alto
O que dizem as autoridades
Procurada, a Polícia Militar informa que em situações como a relatada, as equipes vão ao local e orientam os presentes quanto ao volume do som. Havendo insistência, os envolvidos são conduzidos junto aos solicitantes para prestar esclarecimentos em delegacia.
"Vale ressaltar que na esfera municipal, as prefeituras são responsáveis pela fiscalização de poluição sonora no âmbito do controle do ordenamento urbano das cidades, atuando no controle proveniente da emissão de sons e ruídos em decorrência de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais, religiosas ou recreativas, devidamente licenciados, obedecendo aos padrões, critérios e diretrizes estabelecidas pela Legislação Estadual vigente", esclarece.
A Prefeitura de Niterói, no entanto, ainda não retornou aos questionamentos da reportagem.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!