Logo Enfoco


24h

'BBB' da prefeitura do Rio: ENFOCO mostra o que você não viu

Fuga de galinhas, resgate de bodes e até morte entre flagras

Publicado 17/04/2025 às 12:55 | Atualizado em 17/04/2025 às 13:05 | Autor: Tiago Souza
Ouça a reportagem
Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
Cerca de 500 profissionais trabalham em diferentes áreas no local
Cerca de 500 profissionais trabalham em diferentes áreas no local |  Foto: Lucas Alvarenga

Funcionando 24 horas por dia, o Centro de Operações Rio (COR-Rio) se prepara para dar um salto tecnológico. A meta é ampliar o número de câmeras espalhadas pela cidade de 5 mil para 30 mil, além de implementar sistemas de inteligência artificial para otimizar o monitoramento e reforçar a segurança no município. As informações foram antecipadas ao ENFOCO pelo chefe-executivo Marcus Belchior.

Percorrendo o espaço na manhã desta quinta-feira (17), a reportagem descobriu que as câmeras do COR têm registrado desde situações inusitadas, como a fuga de galinhas e o resgate de bode, até casos comoventes, como a morte de uma senhora que sofreu um infarto enquanto atravessava uma faixa de pedestre, além de auxiliar resoluções de crimes.

De acordo com Marcus Belchior, o anúncio oficial da nova fase do COR-Rio será feito pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. Ele ressalta a importância da tecnologia no contexto da segurança pública.

Aspas da citação
Ele está investindo em tecnologia voltada para segurança. Então, há dez meses, o prefeito criou uma central de inteligência, que se chama Cívitas (Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia), em apoio à segurança. A gente usa os dados da cidade para ajudar os órgãos de segurança. A Cívitas, com apenas dez meses de existência, ajudou os órgãos investigativos em mais de 1,8 mil dos casos resolvidos
Marcus Belchior, CEO do Centro de Operações Rio
Aspas da citação
Chefe-executivo do COR-Rio, Marcus Belchior
Chefe-executivo do COR-Rio, Marcus Belchior |  Foto: Lucas Alvarenga

Além da expansão da vigilância, o COR-Rio, criado em 2010, se destaca por seu telão de monitoramento, o maior da América Latina, e pela atuação de cerca de 500 profissionais que trabalham em áreas como segurança, mobilidade urbana e meteorologia, com o apoio de 16 estações meteorológicas. O sistema já opera com algoritmos e parcerias internacionais.

“Trabalhamos com algoritmos de risco de deslizamento de terra em parceria com a NASA e outras empresas”, acrescentou o Belchior.

Influenciadores marcaram presença na sede do COR-Rio
Influenciadores marcaram presença na sede do COR-Rio |  Foto: Lucas Alvarenga

A comunicação com a população também é uma das prioridades da central. Na manhã desta quinta-feira (17), o COR-Rio recebeu um grupo de influenciadores digitais com o objetivo de ampliar o alcance das informações divulgadas pelo órgão.

“O COR pensa em criar um fluxo com os influenciadores para divulgar ainda mais a informação para a população”, explicou Marcus Belchior.

Larissa Tadescato, influenciadora e moradora de São Gonçalo, participou da visita e aprovou a iniciativa.

“Eu acho muito legal a gente levar para o nosso público essas informações sobre a cidade mesmo. O monitoramento é muito importante para a população”, disse.

Tags

Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
Achados e Perdidos

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

Entrar no grupo
Artigo anterior
<

Três criminosos mortos em operação na Zona Norte

Próximo artigo
>

Criança morre após comer ovo de Páscoa; suspeita é de envenenamento

Relacionados em Rio