Inusitado
Baleia arrasta barco em praia da Região dos Lagos; veja vídeo
Caso viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (25)
A cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, foi palco de um caso inusitado nesta segunda-feira (24). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma baleia jubarte arrastando um barco de pescadores na Praia Grande, criando uma cena digna de filme. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Segundo Maycon Victorino, presidente da Fundação de Meio Ambiente, Pesquisa Ciência e Tecnologia (Funtec) de Arraial do Cabo, a área onde o incidente ocorreu é uma conhecida zona de pesca e rota de migração das baleias jubarte. Durante sua passagem, um desses gigantes marinhos esbarrou no cabo de âncora de um barco, provocando um momento de pânico ao sair arrastando a embarcação.
Os pescadores agiram rapidamente, cortando o cabo para evitar maiores danos. A partir daí, a Funtec monitorou a baleia com um drone, que revelou que o animal ainda estava preso ao cabo.
A situação mobilizou diversas entidades: a lancha do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi acionada, assim como a lancha de pesquisa do laboratório Ecomar da UFRJ, além de uma embarcação de pesca tradicional.
Enquanto as equipes se preparavam para uma operação de mergulho para liberar o cabo preso à nadadeira peitoral da baleia, o animal surpreendeu a todos ao se libertar sozinho, nadando de volta para o mar aberto.
A Prefeitura de Arraial do Cabo aproveitou o episódio para reforçar aos pescadores que, ao avistarem uma baleia, devem manter o motor da embarcação em neutro. Esse procedimento permite que a baleia perceba a presença do barco e evite colisões, garantindo a segurança de ambos os lados.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!