Logo Enfoco


    Cidades

    Prevenção à osteoporose no Campo de São Bento

    Publicado 20/10/2017 às 12:11 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Uma série de atividades direcionadas aos idosos está agendada a partir desta sexta-feira (20) no Campo de São Bento, em Icaraí. Hoje é comemorado o Dia Mundial da Prevenção e Combate à Osteoporose.

    O evento, que segue até domingo, das 9h às 17h, é promovido pela Associação Brasileira de avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) em parceria com a secretaria do Idoso. Entre os principais serviços oferecidos à população nos diversos estandes estão: exames preventivos, consulta com especialistas, atividades físicas e diversos testes para detectar a massa óssea dos idosos.

    Orientações nutricionais, atividades de dança e distribuição de materiais explicativos também serão oferecidos ao longo do evento. Durante os três dias de atividades, a secretaria municipal do Idoso irá arrecadar alimentos não perecíveis, doados pela população, que serão entregues em instituições carentes da cidade. Além de Niterói, Curitiba e são Paulo também estarão recebendo a ação.

    Projeto Casa Segura para o idoso:

    – Cadeiras e poltronas com apoio para os braços para facilitar na hora de sentar e de levantar. Barras de apoio também devem ser instaladas ao lado da pia, do vaso sanitário e no box para garantir estabilidade ao idoso.

    – Quartos devem ter pisos laminado, que oferecem conforto térmico e amortecem quedas.

    – Fita antiderrapante nas escadas e na borda dos degraus melhoram a aderência e sinalizam o fim do degrau.

    – Evitar tapetes nos quartos, cozinha e salas para não tropeçar ou escorregar.

    – Tapete antiderrapante para secar os pés na hora de sair do banho.

    O envelhecimento é o maior fator de risco da osteoporose. E vale para ambos os sexos, embora seja mais comum em mulheres, devido à menopausa. Fatores ambientais também são importantes, como baixa ingestão de cálcio na alimentação, baixas concentrações de Vitamina D, falta de exposição solar, sedentarismo e tabagismo. Doenças respiratórias, endócrinas, inflamatórias, neoplásicas, gastrointestinais também podem favorecer o aparecimento da doença. Os laticínios são a principal fonte de cálcio.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Estudante é baleado dentro de escola em São Gonçalo

    Próximo artigo
    >

    PF cumpre mandados contra suspeitos de corrupção envolvendo Odebrecht e Petrobras

    Relacionados em Cidades