Mudança
Risco de corte de energia com as chuvas previstas para Niterói
Defesa Civil faz alerta sobre a frente fria

O Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Defesa Civil de Niterói está monitorando uma frente fria que se aproxima da cidade e pode trazer chuvas fortes, a partir desta sexta-feira (4).
A previsão se estende ao longo do fim de semana, com altos acumulados de água. Seguindo o plano de contingência do município, as equipes da Prefeitura estarão de prontidão.
O tempo começa a mudar nesta quinta-feira (03), com possibilidade de pancadas moderadas isoladas de chuva. A Defesa Civil pede que a população acompanhe os alertas e atualizações emitidos através dos canais oficiais (sites, redes sociais, rádio).
O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou aviso de “possibilidade de chuvas com acumulado entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos”.
O alerta ainda sinaliza risco de corte de energia elétrica. Desde o início do ano, a Defesa Civil de Niterói conta com a presença de um agente da concessionária de energia elétrica (Enel) no Centro de Monitoramento. O objetivo é viabilizar uma resposta ágil a ocorrências de falta de energia, especialmente em períodos de chuvas intensas.
A Defesa Civil de Niterói tem 154 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e mais de 3000 voluntários pela cidade. O sistema de monitoramento conta, atualmente, com 61 pluviômetros e 37 sirenes espalhadas pelas comunidades, com alcance de mais de 120 mil pessoas. Além disso, existem cerca de 30 pontos de apoio para a população nos casos de acionamento de sirene e riscos de deslizamentos e desabamentos que podem ser consultados por meio do aplicativo Alerta DCNit, no ícone sirenes - pontos de apoio.
Veja as orientações
- Pessoas em áreas de risco devem ficar atentas para eventuais ameaças de deslizamentos e devem estar preparadas para se deslocarem para locais seguros;
-As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar;
-Evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamento;
-Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas atmosféricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!