Avanços
Mulheres mais perto de escolher gênero de motorista de app em Niterói
Projeto aprovado em 2ª discussão vai para as mãos do prefeito

Foi aprovado em segunda discussão na Câmara de Municipal de Niterói, na última terça-feira (2), o projeto de lei que obriga as plataformas de corrida por aplicativo a criarem uma ferramenta em sua interface, que permite às usuárias mulheres o direito de escolher o gênero do condutor. O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rodrigo Neves (PDT).
Houve apenas um voto contrário, feito pelo vereador Douglas Gomes (PL). No entanto, a contrariedade não foi o suficiente. O texto do PL 064/2025 segue para ser avaliado pelo chefe do executivo municipal.
Ao fim da votação, o autor do projeto, o vereador Anderson Pipico (PT), comemorou o avanço.
"Mais uma importante vitória para o nosso mandato e para as mulheres de Niterói. Acabamos de aprovar aqui na Câmara de Vereadores um projeto de lei que obriga as empresas de transporte por aplicativo a colocar uma interface para que a mulher possa optar por um motorista do mesmo gênero’’, comemorou.
A medida também promete incluir uma outra ferramenta que permita às motoristas mulheres a opção de determinar que suas passageiras sejam exclusivamente do sexo feminino.
Isso com certeza vai trazer mais segurança para a passageira e também tem a possibilidade de ampliar muito o mercado para as mulheres que querem ser condutoras de transporte por aplicativo, porque essas também muitas das vezes sofrem com falta de segurança
A expectativa, conforme o vereador, é de que o texto seja avaliado assim que o prefeito retornar de viagem.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!