Problemão
Que fedor! Canal vira lixão e leva perigo a moradores de Icaraí
Até colchão foi encontrado pelo ENFOCO no local
A atual situação do Canal Ary Parreiras, localizado em Icaraí, Zona Sul de Niterói, tem gerado indignação entre os moradores e quem passa pela região devido ao mau cheiro, água suja e o acúmulo de lixo que tem se tornado comum no local.
Com isso, conforme as denúncias, passar pela movimentada Avenida Almirante Ary Parreiras virou uma situação de desconforto.
Entre os detritos que boiam na água, destacam-se cadeiras e até mesmo um colchão, segundo flagrado pelo ENFOCO, fato que tem chamado a atenção e gerado críticas.
"Isso é vergonhoso para nós que moramos aqui em Icaraí. Como podemos receber visitas em casa ou simplesmente passar por aqui? Este descaso é inaceitável", lamentou a moradora Tânia Silva.
O síndico de um edifício na área relatou que o acúmulo de lixo já causou transbordamentos, invadindo a garagem do prédio e resultando em prejuízos.
"Estamos completamente abandonados. Já fiz inúmeras reclamações. Não temos mais a quem recorrer, não há autoridades ou pessoas que possam nos ajudar. Perdemos quase todos os carros que estavam na garagem devido a enchentes", desabafou indignado Mauro Vale.
Para Fábio Martins, outro morador da região, passar pela área diariamente significa enfrentar não apenas o visual desolador, mas também o odor fétido de esgoto.
"Alguns dias o canal está limpo, mas na maioria das vezes é isso que vemos aqui, é uma vergonha. A prefeitura gasta dinheiro embelezando diversas ruas, mas não resolve esse problema", criticou Martins.
O que diz a prefeitura
Questionada sobre as medidas para solucionar o problema, a Prefeitura de Niterói informa que a limpeza desse trecho do Rio Icaraí é de responsabilidade da empresa Águas de Niterói.
Em nota, o governo municipal informou ainda que a obra que acontece na Praça Dom Navarro, realizada pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), teve a ordem de início assinada no dia 15 de abril. Com prazo de conclusão de 5 meses, o investimento foi de R$1,8 milhão.
"Já foram finalizados os trabalhos de concretagem e iniciadas as fases de textura e pintura, assim como a instalação de brinquedos e aparelhos de ginástica. As instalações elétricas e a implementação dos acessos também estão em andamento, da mesma forma que as obras de instalação do parcão", finalizou.
O que diz a Águas de Niterói
A concessionária Águas de Niterói, por sua vez, informou à reportagem que é responsável apenas pela distribuição de água tratada e coleta e tratamento de esgoto da cidade.
"A limpeza dos rios e canais de drenagem é de responsabilidade da Clin e da Seconser", rebateu.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!