Mau tempo
Niterói está em estágio de atenção devido às chuvas intensas
Defesa Civil recomenda evitar áreas alagadas
Niterói enfrenta um período de atenção devido à intensificação de núcleos de chuva nesta segunda-feira (1). A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia anunciou o estágio de atenção no início desta tarde e alerta os cidadãos para os riscos decorrentes das precipitações moderadas a fortes.
A recomendação principal é evitar áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios suscetíveis a transbordamentos, seguindo rigorosamente as diretrizes do órgão durante esse período contínuo de chuvas.
Leia +: Queda de árvore complica trânsito na Zona Sul de Niterói
Segundo o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, até as 16h, os maiores acumulados em uma hora foram registrados em locais como Morro do Estado (26,4 mm), Maceió (21,8 mm), Morro da Penha (21,2 mm), Boa Vista (19,8 mm) e Tenente Jardim (17,4 mm). Estes números estão em constante atualização conforme o desenvolvimento do fenômeno climático.
Equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão mobilizadas para desobstruir pontos críticos da rede de drenagem da cidade, visando diminuir os impactos das chuvas. Até o momento, não há registros de ocorrências significativas.
A Defesa Civil reforça a importância da prevenção, e aconselha que a população evite transitar por áreas alagadas e próximas a locais suscetíveis a deslizamentos. Moradores de áreas de risco devem estar atentos a sinais de perigo e preparados para evacuar, se necessário, para locais seguros.
Saiba como solicitar ajuda
Para informações adicionais e emergências, a população pode contatar a Defesa Civil através dos números 199 ou 2620-0199. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói mantém um monitoramento meteorológico 24 horas, fornecendo atualizações detalhadas via aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!